Biotecnologia Alimentar

Em cinco capítulos o e-book aborda temas como limpeza e cuidados gerais de pessoal, material e utensílios de laboratório, e medidas de volume; simbologia de risco e de segurança em laboratório de análise de alimentos; confiabilidade analítica na análise de alimentos, entre outros temas.

Em oito capítulos o e-book aborda temas como presença de pesticidas organoclorados no leite materno; fichas técnicas como ferramenta nas dietas vegetarianas estritas; resíduo do processamento de laranja: um descarte que gera possibilidades, entre outros temas.

Usando uma nova técnica, pesquisadores conseguiram desenvolver tecido muscular tridimensional composto por fibras espessas de mioblastos.

Usando nanofibras de celulose, pesquisadores testaram novos bioplásticos com melhor biodegradabilidade e resistência para uso em embalagens.

O e-book aborda temas como identificação dos grupos de alimentos de origem vegetal investigados; classificação de severidades de perigos biológicos; categorização do risco de perigos biológicos; alimentos vegetais com maior associação com perigos biológicos (bactérias, parasitas e vírus) e principais fontes/rotas de contaminação de alimentos vegetais por agrotóxicos, entre outros temas. 

Preparação com proteína texturizada demonstrou teor significativo de ferro, zinco, magnésio e manganês.

Tecnologia pode ser usada para tratamento contra poluentes, na liberação controlada de fármacos e também em engenharia de tecidos.

Em nove capítulos, o e-book aborda temas como frutos amazônicos como fontes de aplicações biotecnológicas; alimentos funcionais desenvolvidos a partir dos frutos da Amazônia; potencial dos frutos amazônicos para a produção de enzimas microbianas e tendências para utilização dos frutos amazônicos na indústria de alimentos, entre outros temas.

Em cinco capítulos, o e-book aborda temas como composição físico-química e qualidade sensorial e microbiológica de iogurtes saborizados com polpa de bacuri; processo fermentativo, fatores de influência na fermentação e benefícios à saúde de Kombucha e lassi – bebida indiana a base de dahi; entre outros temas.

Em cinco capítulos, o e-book aborda temas como direito ambiental e a legitimidade de tecnologias e processos sustentáveis; proteínas alternativas: uma solução sustentável para o século XXI; Subprodutos e resíduos da indústria de alimentos: fontes estratégicas de compostos bioativos e novas abordagens para degradação de microplásticos com ênfase nos processos biológicos, entre outros temas.

Rolar para cima