Tecnologias emergentes melhoram segurança e qualidade de alimentos de origem animal
Ultrassom de alta intensidade e dióxido de carbono supercrítico podem ser alternativas sustentáveis para a indústria alimentícia brasileira
Freepik
11 de agosto de 2025, 16:29

Fonte

Gabriel Guimarães, UFF

Publicação Original

Áreas

Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Indústria Alimentícia, Laticínios, Medicina Veterinária, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

A aplicação de tecnologias emergentes, como o ultrassom de alta intensidade e o dióxido de carbono supercrítico, podem ser alternativas para melhorar a segurança e a qualidade na indústria de alimentos de origem animal, além de contribuírem com processos mais adequados do ponto de vista ambiental.

Essa foi a conclusão de tese de doutorado da Universidade Federal Fluminense (UFF), que foi selecionada pela CAPES como a melhor do país na área de Medicina Veterinária.

O ultrassom pode eliminar de forma eficaz bactérias patogênicas do leite e, na carne bovina, pode melhorar a maciez e ativar enzimas naturais, enquanto o dióxido de carbono supercrítico foi validado na conservação de pescados.

Ambas as tecnologias reduzem significativamente o consumo de energia, contribuindo na produção de alimentos mais saudáveis e com menor impacto ambiental.

Essas tecnologias não geram resíduos tóxicos e não deixam subprodutos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente. Isso representa um avanço não só do ponto de vista científico, mas também social e ambiental

Yago Alves de Aguiar Bernardo, doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Pesquisador orientador na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima