
rawpixel via Freepik
Fonte
Universidade Monash
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Considerando coorte na Austrália com dados de mais de 36 mil adultos australianos com idades entre 40 e 69 anos seguidos durante quase 14 anos, pesquisadores puderam constatar o alto impacto do consumo de bebidas adoçadas e refrigerantes adoçados artificialmente sobre o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Desafiando a suposição comum de que bebidas adoçadas artificialmente são uma escolha mais segura, os pesquisadores identificaram um aumento no risco de desenvolver diabetes tipo 2 de até 38% nos casos de consumo diário de refrigerantes adoçados artificialmente e de até 23% no caso de consumo diário de bebidas açucaradas.
Os pesquisadores esperam que os resultados possam motivar políticas públicas que ajudem a reduzir o consumo de bebidas açucaradas ou adoçadas artificialmente.
Foco do Estudo
Estudo
Uma pesquisa recente analisou dados da Coorte Colaborativa de Melbourne – um estudo de longa duração, também conhecido como Saúde 2020, envolvendo participantes com idades entre 40 e 69 anos – para verificar a associação entre o consumo de bebidas açucaradas e refrigerantes adoçados artificialmente sobre o risco de desenvolver de diabetes tipo 2.
O estudo, liderado pela Dra. Barbora de Courten, professora da Universidade Monash e da Universidade RMIT; pela Dra. Allison Hodge, pesquisadora do Conselho de Câncer de Victoria e da Universidade de Melbourne, na Austrália, e por Robel Hussen Kabthymer, doutorando na Universidade Monash, acompanhou a evolução dos dados de mais de 36.000 adultos australianos ao longo de quase 14 anos. Também participaram do estudo pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, e do Centro Médico de Utrecht (UMC), nos Países Baixos.
Os pesquisadores consideraram quatro faixas de consumo de bebidas adoçadas: nunca ou menos de uma vez por mês; de uma a três vezes por mês; de uma a seis vezes por semana; uma ou mais vezes por dia.
A associação do consumo de bebidas adoçadas com a incidência de diabetes tipo 2 foi ajustada para estilo de vida, obesidade, fatores socioeconômicos e outros fatores que poderiam enviesar os resultados.
A pesquisa, publicada na revista científica Diabetes & Metabolism, contribui para a compreensão dos efeitos sobre a saúde de alimentos açucarados e adoçados artificialmente.
Muitas vezes, [bebidas adoçadas artificialmente] são comercializadas como melhores para você; mas podem apresentar seus próprios riscos. Políticas futuras devem adotar uma abordagem mais ampla para reduzir o consumo de todas as bebidas não nutritivas
Resultados
Os pesquisadores descobriram que beber apenas uma lata de refrigerante adoçado artificialmente por dia pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 38%.
Surpreendentemente, esse risco é ainda maior do que o risco causado pelo consumo de bebidas adoçadas com açúcar, cujo risco foi estimado em 23% a maior (em relação ao risco de desenvolver diabetes sem o consumo das bebidas açucaradas).
“Beber uma ou mais dessas bebidas por dia – adoçadas com açúcar ou substitutos artificiais – levou a uma chance significativamente maior de desenvolver diabetes tipo 2”, disse Robel Kabthymer.
A professora Barbora de Courten, autora sênior do estudo, disse que as descobertas desafiam a suposição comum de que bebidas adoçadas artificialmente são uma escolha mais segura.
“Adoçantes artificiais são frequentemente recomendados para pessoas com risco de diabetes como uma alternativa mais saudável, mas nossos resultados sugerem que eles podem representar seus próprios riscos à saúde”, enfatizou a professora.
Embora a ligação entre bebidas açucaradas e diabetes possa ser amplamente explicada pela obesidade, a conexão entre bebidas adoçadas artificialmente e diabetes tipo 2 permaneceu forte mesmo após o ajuste para o peso corporal, sugerindo um efeito potencialmente direto no metabolismo.
A professora Barbora de Courten destacou que as descobertas podem ter implicações importantes para as políticas de saúde pública.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Diabetes & Metabolism (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Monash (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade Federal de Alfenas







