Leitura rápida

NCI/NIH Visuals Online
Células de câncer de cólon humano com os núcleos celulares corados em vermelho
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, mostraram recentemente que o encapsulamento de um fármaco antimalárico já disponível aumenta a sensibilidade de células tumorais de câncer colorretal à quimioterapia. O estudo foi publicado na revista científica Molecular Pharmaceutics.
Segundo a Dra. Afsaneh Lavasanifar, professora da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade de Alberta e líder do estudo, o objetivo é reduzir a dose necessária para um tratamento eficaz e minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia.
Os cientistas encapsularam o fármaco pironaridina – já disponível em medicamento antimalária – em um lipossoma especial, que é responsável por liberar o medicamento diretamente no local do tumor.
Com o encapsulamento, a equipe de pesquisa verificou que o fármaco atingiu o alvo desejado e apresentou uma boa resposta quando combinado com quimioterápicos à base de platina.
Os pesquisadores também observaram uma redução significativa no número de células cancerígenas capazes de sobreviver e formar colônias após o tratamento com a nova combinação do fármaco com a quimioterapia, em comparação com o tratamento apenas com a quimioterapia.
Atualmente, os cientistas estão estudando o uso da pironaridina em combinação com quimioterapia e radioterapia em outros tipos de cânceres.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Outros avanços

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Universidade Washington em St. Louis

