Leitura rápida

Shakirov Albert via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Nos EUA, um estudo clínico recém-aprovado pretende melhorar a sobrevida de pacientes com câncer de cabeça e pescoço que apresentam recidiva da doença após a radioterapia – uma recaída que afeta até 40% dos pacientes e está frequentemente associada a prognósticos desfavoráveis.
Para os pacientes que enfrentam essa recaída, a cirurgia é o tratamento padrão, geralmente direcionada a tumores na boca, garganta ou linfonodos do pescoço.
No estudo clínico de Fase II, os pesquisadores vão analisar se a administração de quimioterapia – ou a quimioterapia combinada com imunoterapia – antes da cirurgia pode melhorar a sobrevida em comparação com a cirurgia isoladamente.
Os pacientes candidatos à cirurgia serão aleatoriamente designados para receber quimioterapia (carboplatina e paclitaxel) antes da cirurgia; a mesma quimioterapia mais o medicamento imunoterápico cemiplimab antes da cirurgia; ou apenas a cirurgia.
A Dra. Christina Henson – professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Oklahoma e coordenadora de radiooncologia do estudo clínico – disse esperar que o estudo clínico identifique um tratamento que ajude os pacientes a viverem mais tempo sem que o câncer retorne.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a página do estudo clínico (em inglês).
Outros avanços

Universidade Washington em St. Louis


