Iniciativa contou com a participação de especialistas convidados para a discussão dos conceitos e trouxe como abordagem os novos avanços para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Medicamento será usado em exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET).

Em modelos experimentais, pesquisadores mostraram ações importantes de peptídeos macrocíclicos sobre a formação de amiloides.

Em estudo com dois modelos de camundongos com a doença de Alzheimer, o novo composto mostrou efeitos neuroprotetores e anti-inflamatórios.

O e-book aborda temas como a Ambiência em instituições de longa permanência para idosos (ILPI): percepções de moradores e familiares; a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade na percepção dos profissionais de saúde que atendem a pessoa idosa e ensino de uso de tablets para idosos no contexto de uma universidade da terceira idade, entre outros temas.

Os pesquisadores descobriram que um exame de sangue, originalmente desenvolvido para detectar a doença de Alzheimer, também pode identificar quais pacientes com o transtorno iRBD têm maior probabilidade de desenvolver Demência por Corpos de Lewy.

Células, chamadas de células ovoides, estão presentes em números relativamente pequenos no hipocampo de humanos, camundongos e outros animais.

Estudo é desenvolvido em parceria público-privada com empresa que comercializa canabidiol.

Selenoproteínas são essenciais para a manter a função celular e permitir a vida.

Pesquisadores usaram uma abordagem chamada meta-matching, que aproveita dados de grandes estudos populacionais para aumentar a precisão de estudos clínicos menores.

Rolar para cima