Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A farmacêutica Pfizer Inc. iniciou recentemente um ensaio clínico de fase III para validar um novo medicamento para o tratamento do câncer de mama avançado, com base em pesquisas pioneiras da Universidade Monash e da Cancer Therapeutics CRC – atualmente Canthera Discovery, na Austrália.
A terapia pioneira está sendo estudada como tratamento em adultos com câncer de mama HR+, HER2- avançado ou metastático, cuja doença progrediu após tratamentos anteriores. Embora as opções de tratamento tenham melhorado, pacientes com câncer de mama avançado HR+ e HER2- continuam enfrentando desafios significativos devido à resistência à terapia e à progressão da doença.
O medicamento em potencial, chamado ‘PF-07248144’, bloqueia duas proteínas – KAT6A e KAT6B – que ajudam a controlar como os genes são ativados e desativados. Como essas proteínas influenciam o crescimento e o desenvolvimento das células, encontrar maneiras de bloqueá-las pode ‘reduzir o volume’ desses genes e retardar a capacidade do câncer de crescer e se espalhar.
O avanço para os estudos clínicos de Fase III é apoiado pelos resultados altamente encorajadores da Fase I, onde o PF-07248144, em combinação com fulvestranto (um tipo de terapia hormonal), atingiu uma taxa de resposta objetiva de 37% em pacientes.
A plataforma KAT6 foi licenciada para a Pfizer por meio da Oncology One, parceira de comercialização da Cancer Therapeutics CRC, em 2018, e a Pfizer avançou no programa para, finalmente, entregar o PF-07248144. Na Universidade de Monash, o projeto foi coliderado pelo professor Dr. Paul Stupple e pela pesquisadora Dra. Ylva Bozikis.
A descoberta do PF-07248144 é um importante avanço científico. “Pela primeira vez, o direcionamento seletivo do KAT6 abre novos caminhos para o tratamento de cânceres de mama avançados”, disse o professor Paul Stupple.
“Este programa representa o que pode ser alcançado por meio da colaboração científica e da união de diversas especialidades. Ao reunir habilidades e conhecimentos da academia e da indústria, conseguimos traduzir a pesquisa em estágio inicial em uma nova terapia promissora, que agora avança em estudos clínicos. Ver este trabalho beneficiar os pacientes e progredir para os estudos de Fase III é uma prova maravilhosa do impacto da verdadeira colaboração”, continuou o professor.
A Dra. Susan Charman, professora da Universidade Monash que também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dos inibidores do KAT6, afirmou que o fármaco candidato “representa uma melhora acentuada na potência, seletividade e propriedades semelhantes a medicamentos”.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Monash (em inglês).


