Notícia com publicação científica
Estudo em camundongos mostra que semaglutida pode reduzir o tamanho de cardiomiócitos e massa cardíaca
Pesquisadores pedem cautela com os efeitos colaterais sobre os músculos induzidos por medicamentos usados para perda de peso
Freepik
21 de novembro de 2024, 09:12

Fonte

Michael Brown, Folio, Universidade de Alberta

Publicação Original

Áreas

Bioquímica, Cardiologia, Endocrinologia, Farmacologia, Nutrição Clínica, Obesidade

Compartilhar

Resumo

Uma publicação recente destacou que um efeito colateral importante de medicamentos usados para a perda de peso, como a semaglutida, é a redução de massa muscular.

Com foco nesse cenário, pesquisadores analisaram os resultados da administração da semaglutida em camundongos obesos e não obesos, verificando os resultados sobre o tamanho dos cardiomiócitos e da massa muscular cardíaca.

Eles observaram que a redução na massa cardíaca induzida pela semaglutida ocorreu independentemente da perda de peso, em camundongos obesos ou magros.

Foco do Estudo

Verificar a ação de medicamentos usados atualmente para a perda de peso sobre os músculos, em especial sobre a massa muscular cardíaca.

Por que é importante?

Estudo

Se esses medicamentos foram prescritos às pessoas, os benefícios provavelmente excederão em muito os riscos. No entanto, o número crescente de pessoas que podem estar tomando esses medicamentos que não atendem aos critérios de elegibilidade e que não estão em risco têm uma relação risco-benefício diferente, da qual devem estar cientes

Jason Dyck, autor principal do estudo e professor de Pediatria na Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora da Faculdade de Ciências Agrícolas, da Vida e do Meio Ambiente da Universidade de Alberta
Professor da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima