Leitura rápida

Ground Picture via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Um corante natural produzido pelo fungo Talaromyces amestolkiae, encontrado na Amazônia, pode ajudar a desenvolver produtos cosméticos ecológicos e com ação antioxidante e antibacteriana.
Essa é a conclusão de um estudo liderado por Juliana Barone Teixeira, estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara, sob orientação da Dra. Valéria de Carvalho Santos-Ebinuma, e pela Dra. Joana Marques Marto, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em Portugal.
A pesquisa, publicada na revista científica ACS Ômega, explorou o desenvolvimento de produtos cosméticos a partir de corante produzido pelo fungo.
O corante pode ter tons que variam do vermelho ao amarelo e mostrou alto potencial industrial.
Segundo Juliana Teixeira, testes mostraram que o corante pode ser aplicado em formulações cosméticas – como cremes faciais, bastões em gel e xampus – mantendo a segurança, a funcionalidade, a textura e o desempenho.
Atualmente, a equipe de pesquisa está trabalhando na expansão das aplicações do corante, principalmente para a indústria alimentícia, e também na otimização dos processos de produção.
Autores/Pesquisadores Citados
Outros avanços

Universidade McMaster


