Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em um esforço conjunto de 35 pesquisadores atuantes em 27 diferentes instituições e laboratórios do Brasil, do Uruguai e da Argentina, uma nova pesquisa considerou os desafios envolvidos na conservação de moluscos marinhos no Atlântico Sul Ocidental. O estudo foi publicado na revista científica Aquatic Science.
Segundo grupo de animais com mais espécies na natureza, os moluscos são componentes cruciais da fauna marinha. Além de ocuparem diferentes funções ecológicas, possuem importância socioeconômica, sendo fonte de alimento e recursos financeiros para comunidades costeiras tradicionais, bem como para a indústria pesqueira. Calcula-se que existam mais de 2,5 mil espécies de moluscos marinhos no Brasil, cerca de 860 na Argentina e mais de 500 no Uruguai.
A pesquisa constatou que, apesar da relevância, os moluscos sofrem diversas ameaças no Atlântico Sul Ocidental, como degradação de seus habitats, poluição – por microplásticos, por exemplo -, sobre-exploração de recursos pesqueiros, aumento da temperatura e dos níveis do mar e a acidificação oceânica. Outro destaque dos cientistas foi acerca dos desafios a serem superados para conservação desse grupo de animais marinhos.
“Um dos principais desafios é aumentar os investimentos em pesquisas com moluscos marinhos, incluindo contratação de profissionais especializados e melhoria na infraestrutura, em um cenário amplo de desinvestimento na área educacional. Além disso, é necessário fortalecer a gestão e a governança para a conservação de ecossistemas, incluindo o controle da poluição marinha e da introdução de espécies não nativas, e aprimorar medidas de manejo e a legislação que regulamenta a pesca de moluscos”, destacou a Dra. Cristiane Xerez Barroso, primeira autora do artigo. A Dra. Cristiane Barroso é pesquisadora e responsável técnica pelas coleções científicas e didáticas de invertebrados marinhos do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A Dra. Cristiane Barroso ainda enfatizou que outras medidas necessárias são no âmbito da educação ambiental, com apresentação às comunidades sobre o papel dos moluscos na natureza, e o incentivo a projetos que envolvam ciência cidadã.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Aquatic Science (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal do Ceará.
Notícias relacionadas
Universidade do Porto