Notícia com publicação científica
Ostras podem ajudar a identificar metais pesados e bactérias resistentes
Estudo identificou altas concentrações de arsênio total em ostras e a presença de cepas bacterianas resistentes a antibióticos de prioridade crítica da OMS
Pixabay
28 de julho de 2025, 13:11

Fonte

Universidade Federal de Santa Catarina

Publicação Original

Áreas

Aquicultura, Bacteriologia, Biologia, Ciência Ambiental, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ecologia, Gestão de Resíduos, Imunologia, Microbiologia, Monitoramento Ambiental, Pesca, Saúde Ambiental, Zootecnia

Compartilhar

Resumo

Um novo estudo analisou a bioacumulação de arsênio e metais pesados em ostras no Brasil e sua relação com a presença de bactérias resistentes como Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli e Citrobacter telavivensis.

Os pesquisadores destacaram que os metais podem selecionar genes de resistência nas bactérias que compartilham o ambiente marinho com as ostras e são filtradas por elas. Portanto, os metais favorecem a sobrevivência e a proliferação de bactérias que possuem mecanismos de resistência tanto contra químicos quanto contra antibióticos.

Embora o estudo não avalie o risco imediato para o consumidor e não indique que ostras não possam ser consumidas, os pesquisadores apontam para a necessidade de preservação da qualidade ambiental.

Foco do Estudo

Compreender melhor os fatores ambientais que podem ter impacto em alimentos de origem marinha

Estudo

Os resultados reforçam a necessidade de atenção contínua à qualidade das águas utilizadas na maricultura, não apenas sob os critérios microbiológicos tradicionais, mas também considerando a presença de contaminantes químicos que podem favorecer desequilíbrios microbiológicos no ambiente

Gustavo Rocha, pesquisador do Laboratório de Microbiologia Molecular Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resultados

O estudo não aponta um risco direto ao consumo, mas sim uma problemática ambiental mais ampla, que deve ser acompanhada com responsabilidade e cuidado por todos os setores envolvidos, incluindo ciência, governo e sociedade

Gustavo Rocha, pesquisador do Laboratório de Microbiologia Molecular Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Doutorando no Laboratório de Microbiologia Molecular Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)
Doutorando no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima