Leitura rápida

Novo teste rápido detecta bactéria em alimentos sem usar anticorpos
2 de setembro de 2025, 11:51

Fonte

Marina Sousa, Jornal UFG

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Bacteriologia, Biotecnologia, Biotecnologia Alimentar, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Biológica, Engenharia de Alimentos, Indústria Alimentícia, Indústria Farmacêutica, Laticínios, Microbiologia, Vigilância Sanitária

Compartilhar

Resumo

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu um teste para detectar a presença da bactéria Listeria monocytogenes em alimentos – um dos principais agentes de contaminação alimentar.

A listeriose, doença causada por essa bactéria, é particularmente perigosa para grupos vulneráveis, como idosos, gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado.

No Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR) do IPTSP, os pesquisadores desenvolveram um kit de detecção molecular capaz de revelar o DNA em 20 minutos e mostrar se um alimento está ou não contaminado. É um resultado muito mais rápido, simples e barato do que os métodos tradicionais de microbiologia.

De acordo com o Dr. Leonardo Lopes Luz, pesquisador do IPTSP e coautor da pesquisa, o teste é capaz de identificar com precisão o DNA da Listeria monocytogenes. O método se destaca por sua especificidade de 100%, ou seja, não confunde essa bactéria com outras que possam estar presentes nos alimentos, tendo demonstrado eficácia inclusive em leite UHT contaminado.

“É como um teste de gravidez, só que para alimentos: após a amplificação, ele revela de forma clara se o DNA da bactéria está presente na amostra”, explicou o Dr. Leonardo Luz.

O novo dispositivo não usa anticorpos, um dos recursos que encarecem outros métodos, constituindo uma nova alternativa econômica, rápida e facilmente adaptável às inspeções de segurança alimentar, diagnósticos clínicos e até ao monitoramento ambiental.

A plataforma, denominada AF-NALFA (Teste de Fluxo Lateral de Ácido Nucléico Sem Anticorpos), aumenta a velocidade na detecção de contaminações, ampliando também a eficácia das estratégias de controle de surtos e segurança para os consumidores.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador do IPTSP

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima