
Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC)
Colônias de Enterobacter cloacae em placa de cultura de ágar
Fonte
Universidade Monash
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Na Austrália, pesqusiadores desenvolveram um produto que utiliza vírus bacterianos para combater uma bactéria altamente problemática e resistente a antimicrobianos: a Enterobacter cloacae.
A equipe de pesquisa desenvolveu e produziu o produto de fagoterapia por meio de um rigoroso processo de isolamento de fagos, genética e testes pré-clínicos.
Os pesquisadores esperam que este modelo de coquetel específico de fagos possa ser replicado em outros hospitais que enfrentam ameaças semelhantes de resistência antimicrobiana.
Foco do Estudo
Por que é importante?
As infecções por bactérias Enterobacter são notoriamente difíceis de tratar e estão associadas a um número significativo de óbitos globalmente.
As bactérias surgiram em hospitais ao redor do mundo e têm a capacidade de desenvolver resistência a vários antibióticos de última linha.
Estudo
No que pode ser um grande avanço no tratamento de doenças infecciosas, pesquisadores da Universidade Monash e do The Alfred, na Austrália, desenvolveram um produto que utiliza vírus bacterianos – conhecidos como ‘bacteriófagos’, ou simplesmente fagos – para combater uma bactéria altamente problemática e resistente a antimicrobianos.
O tratamento, denominado Entelli-02, é um coquetel de cinco fagos desenvolvido especificamente para combater o complexo Enterobacter cloacae (ECC), um grupo de bactérias responsável por infecções graves e frequentemente difíceis de tratar.
O estudo, publicado na revista científica Nature Microbiology, foi liderado pelo Dr. Jeremy Barr, professor da Escola de Ciências Biológicas da Universidade Monash, juntamente com o Dr. Anton Peleg, professor do Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade Monash e do hospital The Alfred, como coautor sênior, e representa uma nova abordagem para a medicina de precisão em hospitais que combatem a resistência antimicrobiana.
O produto final, Entelli-02, contém cinco fagos que podem matar uma ampla gama de isolados de Enterobacter e reduzir as cargas bacterianas em camundongos infectados em mais de 99%
Resultados
“Esta é a primeira vez que projetamos e desenvolvemos um produto fagoterápico pronto para uso clínico, adaptado a um patógeno bacteriano de RAM em um hospital local”, destacou o professor Jeremy Barr, autor sênior do estudo. “O Entelli-02 não é apenas uma conquista científica, é uma ferramenta clínica desenvolvida para uso na linha de frente contra patógenos bacterianos mortais e resistentes a medicamentos”, continuou.
Usando uma década de isolados bacterianos, o Dr. Dinesh Subedi, pesquisador da Universidade Monash e autor principal do estudo, disse que a equipe de pesquisa desenvolveu e produziu o Entelli-02 por meio de um rigoroso processo de isolamento de fagos, genética e testes pré-clínicos.
“Inicialmente, começamos com três fagos em nosso coquetel, mas, por meio do design iterativo, aprimoramos o coquetel adaptando geneticamente os vírus para expandir sua gama de hospedeiros, seguido pela seleção de dois fagos adicionais com melhores resultados de tratamento”, explicou o Dr. Subedi.
O Entelli-02 foi fabricado como um produto de fagos de grau terapêutico na Monash Phage Foundry, atendendo aos padrões de esterilidade e segurança para uso intravenoso sob o Esquema de Acesso Especial da Administração de Produtos Terapêuticos da Austrália.
O Entelli-02 já está disponível para uso compassivo e prepara o terreno para futuros ensaios clínicos com produtos fagoterápicos. A equipe espera que este modelo de coquetel específico de fagos possa ser replicado em outros hospitais que enfrentam ameaças semelhantes de resistência antimicrobiana.
“A resistência aos antibióticos é um dos maiores desafios da medicina moderna. Com o Entelli-02, estamos mostrando que a fagoterapia pode ser precisa, potente e pronta para implantação clínica”, concluiu o professor Jeremy Barr.
Estamos preenchendo a lacuna entre os tratamentos antimicrobianos de amplo espectro e a terapia fágica personalizada para fornecer uma solução pronta para uso, direcionada e escalável. Agora estamos prontos com um produto pronto para uso para auxiliar prontamente o tratamento de algumas de nossas infecções mais difíceis
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Microbiology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Monash (em inglês).
Notícias relacionadas

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade de Buenos Aires
Instituto de Ciência de Tóquio