
Patrícia Mendes, Embrapa
Alimento vegetal análogo a queijo cremoso desenvolvido na Embrapa
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Nutrição funcional
A Bifidobacterium – um gênero de bactéria benéfica considerada um tipo de probiótico – é fundamental para o equilíbrio da microbiota intestinal através de vários benefícios funcionais, como o auxílio à digestão, absorção de nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças gastrointestinais e alérgicas.
Quando um alimento traz a combinação de um elemento probiótico – como a Bifidobacterium – com um prebiótico (fibras não digeríveis que alimentam os probióticos), é estabelecida uma relação de sinergia entre eles e então o alimento é chamado de simbiótico.
Alimentos simbióticos são importantes na nutrição funcional, já que garantem a viabilidade dos benefícios funcionais dos probióticos.
Novo alimento simbiótico é produzido com amêndoas de castanha de caju quebradas
Pesquisadores da Embrapa desenvolveram um alimento simbiótico vegetal análogo a queijo cremoso que combina Bifidobacterium e fibras prebióticas, capaz de favorecer a saúde intestinal e fortalecer a imunidade.
O novo produto aproveita amêndoas de castanha de caju quebradas, que possuem o mesmo valor nutricional das amêndoas inteiras, apesar de menos valorizadas comercialmente. Esse processo apresenta vantagens para a indústria e agrega valor a um coproduto de beneficiamento, ampliando as alternativas para uma cadeia produtiva estratégica no Nordeste.
A Dra. Selene Benevides, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical e responsável pelo projeto, destacou que o foco do estudo foi o desenvolvimento de uma alternativa vegetal saudável, com propriedades funcionais reais e que pudesse atender tanto consumidores que evitam lácteos por opção quanto aqueles com restrições como intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.
Resultados
Em ensaios laboratoriais, o produto mostrou teores adequados de frutooligossacarídeos FOS (a fibra prebiótica), estabilidade microbiológica e número de células viáveis de Bifidobacterium durante o estudo de 45 dias de armazenamento.
O produto também apresentou bom desempenho em testes sensoriais realizados com consumidores, que relataram intenção de compra entre ‘provavelmente compraria’ e ‘certamente compraria’.
O novo produto já passou por validação industrial e, atualmente, está sendo desenvolvido um estudo clínico, em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), para avaliação da funcionalidade do produto.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Outros avanços

Universidade de Reading


