Leitura rápida

Exercícios de alta intensidade melhoram a função cognitiva
17 de outubro de 2024, 08:17

Fonte

Keith Hamm, Universidade da Califórnia em Santa Bárbara

Publicação Original

Áreas

Educação Física, Epidemiologia, Neurociências, Saúde Mental

Compartilhar

Resumo

Estudos científicos têm mostrado que a prática constante de exercícios físicos traz melhoras para a função cerebral. Porém, existe pouco destaque sobre a influência da prática de exercícios de alta intensidade e realizados de modo isolado sobre a função cognitiva.

Recentemente, neurocientistas publicaram, na revista científica Communications Psychology, uma revisão sistemática e de meta-análise bayesiana sobre o efeito da atividade física aguda na cognição de adultos jovens.

O estudo considerou dados de adultos entre 18 e 45 anos, provenientes de estudos sobre exercícios físicos publicados entre 1995 e 2023, e envolveu o Dr. Jordan Garrett e pesquisadores do grupo de pesquisa do Dr. Barry Giesbrecht, professor do Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB), nos EUA.

Os resultados da análise mostraram que o ciclismo e o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) produziram os efeitos mais consistentes na melhoria da memória, atenção, função executiva, processamento de informações e outras funções cognitivas.

“Descobrimos que atividades vigorosas tiveram os maiores efeitos. Nosso trabalho mostrou uma forte evidência do efeito positivo de sessões únicas de exercício na cognição e que essa evidência foi impactada por uma variedade de fatores”, destacou o professor Barry Giesbrecht.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da UCSB
Recém-doutor do Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da UCSB

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima