Notícia com publicação científica
Exame de urina pode indicar risco de recorrência de câncer renal
Análise dos perfis de moléculas glicosaminoglicanas na urina pode reduzir uso de tomografia computadorizada para verificar possibilidade de recorrência de câncer renal após cirurgia
Celso Pupo via Shutterstock
4 de setembro de 2025, 10:45

Fonte

Åsa Hansdotter, Universidade Lund

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Biomedicina, Cirurgia, Epidemiologia, Estudo Clínico, Medicina, Nefrologia, Oncologia, Patologia, Urologia

Compartilhar

Resumo

Como alternativa para evitar a realização de tomografias frequentes em pacientes com carcinoma de células renais após cirurgia para acompanhar a possibilidade de recorrência do câncer, pesquisadores estudaram um teste diagnóstico alternativo baseado em exame de urina.

Em um estudo multicêntrico prospectivo e observacional, os pesquisadores analisaram a sensibilidade e a especificidade do teste dos perfis de moléculas glicosaminoglicanas na urina como biomarcador para a recorrência do câncer.

O novo teste pode significar a identificação da recorrência do câncer em um estágio inicial, uma redução na exposição à radiação e na ansiedade do paciente, além de menores custos com saúde.

Foco do Estudo

Analisar a sensibilidade e a especificidade do teste de perfis de glicosaminoglicanas na urina como biomarcadores para a recorrência do câncer renal após cirurgia.

Por que é importante?

Estudo

O teste GAGome é baseado em um conjunto de biomarcadores, em vez de apenas uma molécula, o que fornece uma base mais sólida para a tomada de decisões sobre o tratamento. Se o resultado for negativo, temos mais ou menos certeza de que não há recorrência, mas se o resultado for positivo, devemos continuar a investigação

Dr. Saeed Dabestani, professor da Universidade Lund

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade Lund

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima