Notícia com publicação científica
Estudo detecta microplásticos em placentas e cordões umbilicais de gestantes
Pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2024 já realizou estudos piloto com placentas e cordões umbilicais de gestantes em Alagoas
Pixabay
30 de julho de 2025, 12:14

Fonte

Deriky Pereira, UFAL

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biotecnologia, Gestão de Resíduos, Microbiologia, Saúde da Criança, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

Em estudo iniciado em 2024, pesquisadores da UFAL e colaboradores internacionais têm investigado e detectado microplásticos no material placentário de gestantes no estado de Alagoas.

O estudo, pioneiro no Hemisfério Sul, tem confirmado – em testes piloto – que microplásticos de poliestireno conseguem passar com relativa facilidade pela barreira placentária e então conseguem alterar o metabolismo das células da placenta.

Agora, o objetivo dos pesquisadores é estender as análises para os materiais placentários de 205 gestantes e analisar dos efeitos imunológicos e nas mitocôndrias que os microplásticos de poliestireno podem causar.

Foco do Estudo

Identificar a ocorrência de microplásticos de poliestireno em material placentário de gestantes.

Estudo

Ainda não conhecemos os efeitos por completo no organismo; por conta disso, o estudo continua investigando as consequências dessa exposição. Pensando na gestação, [a presença dos microplásticos na placenta] é muito preocupante, porque isso é só do poliestireno, sem contar os outros polímeros e produtos químicos envolvidos

Dra. Stephanie Ospina-Prieto, coautora do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Enfermeira e doutoranda na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima