Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A Nanox Tecnologia, uma empresa iniciada no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) -, foi premiada no BRICS Solutions Awards 2025 na categoria Segurança Alimentar e Produção Sustentável, com uma solução para redução de perdas e desperdício de alimentos.
O prêmio foi dado durante o BRICS Business Forum, evento no Rio de Janeiro que aconteceu em agosto e reuniu representantes de governos e lideranças empresariais para discutir estratégias de cooperação, inovação e desenvolvimento sustentável.
Entre os destaques no combate à fome, a Nanox ficou entre os três melhores projetos de combate ao desperdício de alimentos. A empresa detém tecnologia nacional em nanopartículas que têm ação contra vírus, bactérias e fungos, quando incorporadas a peças de metal.
O BRICS Solutions Awards 2025 premiou iniciativas com impacto social e ambiental significativo nos países do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
“A conquista da Nanox reafirma o potencial das soluções brasileiras de base tecnológica para enfrentar problemas estruturais e promover a sustentabilidade em escala global. Reduzir perdas e desperdício de alimentos é um passo fundamental para garantir segurança alimentar e preservar recursos naturais”, disse o Dr. Gustavo Pagotto, CEO da Nanox.
Criada em 2004, a Nanox trabalha com nanotecnologia para fornecer soluções sustentáveis a outras empresas da cadeia produtiva mundial. Desde então, a empresa se expandiu para outros países, atuando também na América do Norte, Europa e América Latina.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Agência FAPESP.