Notícia com publicação científica
Dieta rica em sal inflama o cérebro, que pode ser novo alvo de tratamento da hipertensão
Pesquisa com animais constatou que dieta rica em sal desencadeia inflamação cerebral, que eleva a pressão arterial
Ingrid Balabanova via Shutterstock
23 de agosto de 2025, 11:20

Fonte

Keila DePape, Universidade McGill

Publicação Original

Áreas

Cardiologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar, Epidemiologia, Medicina, Neurociências, Neurologia, Nutrição Clínica, Patologia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores utilizaram imagens cerebrais de ponta e técnicas modernas de laboratório para estudar o que acontece no cérebro de ratos sujeitos a uma dieta com alto conteúdo de sal.

O sal ativou células imunológicas em uma região específica do cérebro dos animais, causando inflamação e um pico no hormônio vasopressina, que aumenta a pressão arterial.

Principalmente em casos de hipertensão resistente a medicamentos, os pesquisadores apontam que o cérebro pode ter um papel central na doença, o que pode motivar o desenvolvimento de novos tratamentos tendo o cérebro como alvo.

Foco do Estudo

Usando imagens cerebrais avançadas, estudar o que acontece no cérebro de animais sujeitos a uma dieta rica em sal.

Por que é importante?

Estudo

O papel do cérebro na hipertensão tem sido amplamente negligenciado, em parte porque é mais difícil de estudar. Mas, com novas técnicas, conseguimos ver essas mudanças em ação

Dra. Masha Prager-Khoutorsky, professora do Departamento de Fisiologia da Universidade McGill

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Fisiologia da Universidade McGill

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima