
Pixabay
Alcachofra contém inulina.
Fonte
Joanne Milne, Universidade de Aberdeen
Publicação Original
Áreas
Resumo
Estudo multicêntrico no Reino Unido vai investigar se o consumo do prebiótico inulina – que auxilia a redução da inflamação intestinal – reduz os efeitos colaterais da radioterapia durante o tratamento do câncer de próstata.
Com resultados positivos já observados em animais, o estudo também observará se o consumo das fibras melhora a eficácia da radioterapia.
Se bem-sucedido, o estudo pode dar origem a um estudo clínico maior, cujos resultados poderiam viabilizar a inclusão da inulina durante o tratamento do câncer de próstata no sistema nacional de saúde do Reino Unido.
Um novo estudo financiado pela Prostate Cancer UK, no Reino Unido, vai investigar o efeito do consumo de fibras na redução dos efeitos colaterais da radioterapia em homens com câncer de próstata, além de potencialmente aumentar a eficácia do tratamento.
Mais de 200 homens que estão aguardando tratamento para câncer de próstata no NHS – o Seriço Nacional de Saúde do Reino Unido – estão sendo recrutados em oito centros de câncer do Reino Unido para participarem do estudo, que será liderado pela Dra. Anne Kiltie, professora da Universidade de Aberdeen, e pela Dra. Ananya Choudhury, professora da Universidade de Manchester.
Metade dos voluntários terá sua dieta enriquecida com inulina (um suplemento de fibras derivado de plantas) antes, durante e depois do tratamento.
A inulina é um prebiótico amplamente disponível que auxilia no crescimento de bactérias benéficas que reduzem a inflamação da parede intestinal, que é uma das principais causas dos efeitos colaterais da radioterapia.
Este estudo testará o valor da inulina, um suplemento de fibra alimentar com benefícios conhecidos para a saúde, em homens submetidos à radioterapia para câncer de próstata. Prevemos que isso reduzirá os efeitos colaterais intestinais e urinários que os homens podem experimentar da radioterapia de próstata e nos permitirá confirmar nossas descobertas laboratoriais. Se nosso teste for bem-sucedido, isso nos levará a realizar um estudo muito maior sobre os benefícios da inulina em homens submetidos à radioterapia de próstata
Os pesquisadores esperam que sintomas como diarreia, sangramento intestinal e problemas de bexiga que ocorrem quando a radioterapia afeta células não cancerosas possam ser menos graves ou até mesmo eliminados.
A outra metade do grupo receberá um suplemento fictício sem ingrediente ativo pelo mesmo período — começando duas semanas antes do tratamento e terminando três semanas depois — seguindo as mesmas pesquisas e testes médicos.
Se o teste for bem-sucedido e os resultados forem confirmados em outro estudo maior a ser realizado posteriormente — os suplementos de inulina podem ser incorporados ao tratamento, o que tornaria possível uma experiência mais confortável para os pacientes e uma redução no custo para o sistema de saúde devido aos efeitos colaterais.
Estudos iniciais em animais sugerem que suplementos de fibras também podem aumentar a capacidade da radioterapia de matar células cancerígenas, e o estudo também vai explorar esse potencial.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Aberdeen (em inglês).
Leia também:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts