Comprimidos com nova tecnologia conseguem liberação lenta e contínua de medicamento contra o câncer
Tecnologia criada por startup iniciada no MIT pode melhorar a eficácia e reduzir efeitos colaterais do tratamento

Divulgação, Enzian Pharmaceutics

Dr. Aron Blaesi mostra fibras gastroretentivas, antes e após expansão devido à absorção de água

25 de outubro de 2025, 15:48

Fonte

Zach Winn, MIT News

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biomateriais, Engenharia Biomédica, Entrega de Medicamentos, Epidemiologia, Farmacologia, Farmácia Oncológica, Gastroenterologia, Impressão 3D, Indústria Farmacêutica, Medicina, Oncologia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Uma nova tecnologia pretende avançar sobre o controle da liberação de medicamentos orais administrados na forma de comprimidos.

Em vez de uma absorção rápida no estômago, o que causa um pico do medicamento na corrente sanguínea pouco tempo após sua administração, com baixas concentrações depois de algumas horas, a tecnologia promete uma liberação lenta, contínua e constante do medicamento durante uma janela maior de tempo, o que pode reduzir a dose necessária, os efeitos colaterais e também aumentar sua eficácia, principalmente em tratamentos contra o câncer.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento e deve passar por estudos clínicos em humanos em um período de até um ano, para confirmar sua eficácia e segurança.

Muitos medicamentos contra o câncer administrados por via oral poderiam se beneficiar disso. Atualmente, logo após alguém tomar um medicamento contra o câncer, sua concentração no sangue pode ser até 50 vezes maior do que quando deveria tomar o próximo comprimido. Durante o pico, o medicamento vai para o coração, para o fígado, para o cérebro e pode causar muitos problemas, enquanto no final do intervalo de dosagem, a concentração no sangue pode estar muito baixa. Ao eliminar esse pico e aumentar o tempo de liberação do medicamento, poderíamos melhorar a eficácia dos tratamentos e mitigar certos efeitos colaterais

Dr. Aron Blaesi, fundador, CEO e cientista líder da Enzian Pharmaceutics

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Fundador, CEO e cientista líder da Enzian Pharmaceutics
Cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima