Notícia com publicação científica
Células usam ‘memória’ para se movimentarem com mais rapidez e eficiência por tecidos complexos
Ao migrarem pelo corpo, células ‘lembram’ como navegaram anteriormente por espaços restritos e confinados

Yohalie Kalukula, Universidade de Mons

Célula mudando de forma durante migração confinada (em azul, o núcleo da célula; em vermelho, o córtex de actina)

27 de agosto de 2025, 17:15

Fonte

Katrin Bühler, Universidade de Basileia

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biologia, Biomecânica, Engenharia Biológica, Imunologia, Metabolismo, Microbiologia, Modelagem Matemática, Oncologia, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

Com um modelo matemático que descreve a dinâmica da migração celular e observando o comportamento de células individuais dentro de micropadrões especialmente projetados em um pequeno chip, pesquisadores puderam avançar no conhecimento sobre como as células se movimentam através de constrições em tecidos complexos.

Usando uma espécie de ‘memória mecânica’ codificada na organização do citoesqueleto celular, as células que se movimentam no corpo – como células embrionárias, células imunológicas, células envolvidas na cicatrização de feridas ou mesmo células cancerígenas –  guardam alterações morfológicas que usam para passar por espaços estreitos, para se movimentarem com mais rapidez e eficiência.

Foco do Estudo

Descobrir mecanismos de movimentação celular através de passagens estreitas nos tecidos.

Por que é importante?

Estudo

Aparentemente, as células se lembram de que já passaram por espaços estreitos e antecipam o que teriam que fazer mais à frente, permanecendo compactadas. No entanto, em alguns casos, as células retornam ao seu formato alongado. Presumivelmente, permanecer compactadas e se mover em uma única direção nem sempre é vantajoso em ambientes de tecidos reais, pois aumenta o risco de chegarem a becos sem saída e ficarem presas

Yohalie Kalukula, doutoranda da Universidade de Mons e primeira autora do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Biozentrum da Universidade de Basileia
Doutoranda da Universidade de Mons
Professor da Universidade de Mons

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima