Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um novo estudo liderado pela Universidade de Sydney, na Austrália, sugere que caminhar 7.000 passos por dia oferece benefícios à saúde semelhantes, em vários aspectos, a caminhar 10.000 passos por dia.
Sob a liderança da Dra. Melody Ding, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney, o estudo foi publicado na revista científica The Lancet Public Health e analisou dados de 57 estudos realizados entre 2014 e 2025 em mais de dez países, incluindo Austrália, EUA, Reino Unido e Japão.
Na maior e mais abrangente revisão até o momento, os pesquisadores examinaram o impacto que diferentes contagens diárias de passos têm na chance de morte por doenças cardiovasculares e câncer, e de desenvolver doenças como câncer, diabetes tipo 2, demência e depressão. A professora Melody Ding afirmou que as descobertas oferecem um parâmetro mais acessível para pessoas que têm dificuldade em seguir as diretrizes tradicionais de exercícios.
“Visar dar 7.000 passos é uma meta realista com base em nossas descobertas, que avaliaram os resultados de saúde em uma série de áreas que não haviam sido analisadas antes”, destacou a professora.
No entanto, para aqueles que ainda não conseguem dar 7.000 passos por dia, mesmo pequenos aumentos na contagem de passos, como aumentar de 2.000 para 4.000 passos por dia, estão associados a ganhos significativos na saúde.
“Sabemos que a contagem diária de passos está associada a uma vida mais longa, mas agora também temos evidências de que caminhar pelo menos 7.000 passos por dia pode melhorar significativamente oito importantes resultados de saúde — incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares, demência e sintomas depressivos”, disse a Dra. Melody Ding.
Os pesquisadores destacaram os seguintes resultados da pesquisa: ao caminhar 7.000 passos por dia, o risco de morte prematura foi reduzido em 47% e o risco de demência foi reduzido em 38%; ao caminhar 10.000 passos por dia, o risco de diabetes tipo 2 caiu 22%; e melhorias significativas na saúde foram observadas quando as pessoas aumentaram sua média diária de passos de 2.000 para entre 5.000 e 7.000 passos.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica The Lancet Public Health (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Sydney (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade Federal de São Paulo