Notícia com publicação científica
Alimentos ultraprocessados estão associados a milhares de mortes prematuras em oito países
Pesquisa inédita coordenada pela Unifesp mostrou que a redução do consumo de ultraprocessados poderia evitar até 14% de mortes prematuras
Freepik
1 de maio de 2025, 07:19

Fonte

Ligia Gabrielli, Unifesp

Publicação Original

Áreas

Educação Alimentar, Indústria Alimentícia, Nutrição Clínica, Nutrição Materno Infantil, Obesidade, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores associaram o consumo de alimentos ultraprocessados à ocorrência de mortes prematuras em oito diferentes países, com alto, médio e relativamente baixo consumo de ultraprocessados.

Foi constatado que cada aumento de 10% na participação de ultraprocessados na dieta está associado a um incremento de 3% no risco de mortalidade por todas as causas.

Em países com relativamente baixo consumo de ultraprocessados, cerca de 4% das mortes prematuras são atribuíveis ao consumo de ultraprocessados, enquanto em países com alto consumo desse tipo de alimento, essa proporção atinge 14%.

Os pesquisadores defendem que a redução do consumo de ultraprocessados deve ser tratada como uma prioridade de saúde pública globalmente.

Foco do Estudo

Quantificar a relação direta entre o consumo de alimentos ultraprocessados e a ocorrência de mortes prematuras (evitáveis), em países com diferentes perfis de consumo de ultraprocessados.

Por que é importante?

Estudo

A base da alimentação deve ser composta por alimentos frescos ou minimamente processados, como aqueles que encontramos nas feiras ou preparamos em casa. Quando a maior parte da dieta é composta por ultraprocessados, acumulamos riscos de doenças e, agora sabemos, também de morte precoce

Dr. Leandro de Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e líder do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Leia também:

Rolar para cima