
Divulgação, Universidade de Sevilha
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Aquaponia
A aquaponia é um sistema integrado de produção que combina a criação de peixes e o cultivo de plantas sem o uso de solo em um ciclo fechado.
Os nutrientes gerados pelos peixes alimentam as plantas, que, por sua vez, melhoram a qualidade da água que retorna aos tanques. O modelo permite a produção de alimentos frescos com menor consumo de água, sem o uso de produtos químicos e em espaços reduzidos.
Projeto ACUAFASA
Em um avanço recente na área de aquaponia sob a liderança de pesquisadores da Universidade de Sevilha, na Espanha, o projeto ACUAFASA está promovendo a produção sustentável de alimentos em comunidades vulneráveis, especialmente das regiões de La Guajira, Antioquia e Chocó, na Colômbia.
Até agora, foram instalados e estão em funcionamento 108 sistemas aquapônicos familiares, além de diversos sistemas implementados em escolas dentro das áreas do projeto.
O projeto pretende consolidar um modelo que combina inovação, sustentabilidade e participação da comunidade.
Melhorias
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Sevilha visitaram as instalações e reuniram-se com as famílias beneficiárias, propondo melhorias técnicas e de gestão para otimizar o crescimento de peixes e hortaliças.
O Dr. Luis Pérez Urrestarazu, professor da Universidade de Sevilha e coordenador do projeto ACUAFASA, destacou que a técnica da aquaponia viabiliza a produção sustentável de alimentos para famílias de baixa renda, mesmo em condições extremas.
Os primeiros resultados
Em La Guajira, onde o calor e a escassez de água são um desafio diário, os pesquisadores puderam observar que os sistemas já começaram a produzir colheitas parciais de hortaliças, enquanto os peixes mantêm um crescimento adequado.
O entusiasmo das famílias mostra que o uso da técnica pode agregar segurança alimentar e pequenas rendas.
Treinamento
Além do treinamento e suporte presenciais, a implantação tecnológica do sistema é acompanhada por um curso básico online disponível na página do projeto, que permite que famílias e centros educacionais reforcem seus conhecimentos quando necessário.
Para o sucesso do projeto, a estratégia é combinar treinamento presencial, cursos on-line e suporte da equipe técnica local. Com isso, os pesquisadores buscam garantir a autossuficiência das famílias na manutenção dos sistemas.
Avaliação
Ao final do projeto, os pesquisadores vão mensurar o impacto social e produtivo alcançado, a fim de completar uma avaliação baseada em evidências objetivas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a página do projeto ACUAFASA (em espanhol).



