Notícia com publicação científica
Envelhecimento biológico das mulheres pode estar relacionado ao número de filhos e momento da gravidez
Pesquisadores estimaram o envelhecimento biológico e o risco de mortalidade com um relógio epigenético, a partir da metilação do DNA

Ground Picture via Shutterstock

11 de janeiro de 2026, 11:33

Fonte

Universidade de Helsinque

Publicação Original

Áreas

Biologia, Envelhecimento, Epidemiologia, Genética, Reprodução, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

Com base no acompanhamento das trajetórias reprodutivas e sobrevivência de quase 15 mil mulheres desde 1975, cientistas avaliaram o envelhecimento biológico e o risco de mortalidade em um subconjunto de 1.054 participantes usando um relógio epigenético a partir da metilação do DNA.

O estudo, de base populacional, mostrou que gestações que ocorrem aproximadamente entre os 24 e 38 anos foram associadas a padrões de envelhecimento e longevidade mais favoráveis, mas mulheres com mais de quatro filhos foram associadas a menor expectativa de vida e ao envelhecimento biológico acelerado. Mulheres sem filhos também apresentaram envelhecimento mais rápido do que mulheres com alguns filhos.

Por ser apenas um estudo populacional com dados da Finlândia, os cientistas destacaram que os resultados não demonstram relações de causa e efeito, nem fornecem uma base para recomendações individuais para mulheres em idade reprodutiva.

Foco do Estudo

Analisar, em nível populacional e não em nível individual, a relação entre o número de filhos e o momento da gravidez com o envelhecimento biológico em mulheres.

Por que é importante?

Estudo

Do ponto de vista da biologia evolutiva, os organismos têm recursos limitados, como tempo e energia. Quando uma grande quantidade de energia é investida na reprodução, ela é retirada dos mecanismos de manutenção e reparo do corpo, o que pode reduzir a expectativa de vida

Mikaela Hukkanen, doutoranda na Universidade de Helsinque e primeira autora do estudo

Resultados

[Pelo fato de que as análises se aplicam apenas em nível populacional], uma mulher individualmente não deve considerar mudar seus planos ou desejos em relação a filhos com base nessas descobertas

Dra. Miina Ollikainen, professora de Epigenética da Universidade de Helsinque e líder do estudo

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Doutoranda na Universidade de Helsinque
Professora de Epigenética da Universidade de Helsinque

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

E-books gratuitos

Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rolar para cima