Notícia com publicação científica
Conexões sociais podem ajudar a proteger o cérebro contra a demência
Isolamento social é fator de risco importante para demência na terceira idade

Rawpixel.com via Shutterstock

24 de novembro de 2025, 17:10

Fonte

Melissa Lyne, UNSW

Publicação Original

Áreas

Ciências Sociais, Envelhecimento, Epidemiologia, Medicina, Neurociências, Neurologia, Psicologia, Saúde Mental, Saúde do Idoso

Compartilhar

Resumo

Na Austrália, pesquisadores desenvolveram um índice que ajuda a rastrear a fragilidade social, que pode aumentar consideravelmente o risco de demência em idosos.

A pesquisa envolveu 851 participantes – muitos deles acompanhados a cada dois anos por até 12 anos – para verificar qual índice de fragilidade social melhor previa o risco de desenvolver demência.

Os resultados mostraram que indivíduos socialmente frágeis tiveram até 50% mais chances de desenvolver demência.

Foco do Estudo

Compreender melhor a influência das interações sociais sobre o risco de demência.

Por que é importante?

Estudo

Na meia-idade, fatores de risco como perda auditiva e síndromes metabólicas, como hipertensão e diabetes, são muito importantes de prevenir e controlar. Mas na terceira idade, o isolamento social é o maior fator de risco para demência

Dr. Suraj Samtani, psicólogo clínico e pesquisador de pós-doutorado do Centro para o Envelhecimento Cerebral Saudável da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW)

Resultados

Ao pensar em interações sociais, incentivamos as pessoas a pensarem em algo que lhes interesse ou de que gostem. Elas podem fazer trabalho voluntário, participar de um clube de leitura, de uma aula comunitária onde realizam atividades em conjunto ou de um grupo de dança

Dr. Suraj Samtani, psicólogo clínico e pesquisador de pós-doutorado do Centro para o Envelhecimento Cerebral Saudável da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Psicólogo clínico e pesquisador de pós-doutorado do Centro para o Envelhecimento Cerebral Saudável da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW)
Pesquisadora de pós-doutorado no Centro para o Envelhecimento Cerebral Saudável da UNSW

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima