Notícia com publicação científica
Circulação oceânica intensifica o derretimento de gelo na Antártica em épocas de aquecimento global
Na Antártica, circulação oceânica desencadeia ou acelera o derretimento do gelo de um setor para outros setores

Divulgação, AIST

Coleta de testemunhos de sedimentos marinhos a partir do quebra-gelo Shirase durante a 61ª Expedição Japonesa de Pesquisa Antártica (2019–2020).

12 de novembro de 2025, 17:19

Fonte

Universidade Hokkaido

Publicação Original

Áreas

Ciência Ambiental, Clima, Geociências, Geografia, Gestão Ambiental, Modelagem Climática, Monitoramento Ambiental, Mudanças Climáticas, Oceanografia, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Uma equipe interdisciplinar e internacional de pesquisadores usou técnicas analíticas para compreender os mecanismos envolvidos na perda de gelo em larga escala da Calota de Gelo da Antártica Oriental (EAIS), há cerca de 9.000 anos.

A equipe de pesquisa analisou testemunho de sedimentos marinhos coletados na Baía de Lützow-Holm, localizada ao longo da Costa de Sôya, no Japão, e modelagem oceano-clima para mostrar que o derretimento do gelo de outras regiões da Antártica fortaleceu o fluxo de água quente profunda, acelerando o colapso das plataformas de gelo e o afinamento do gelo continental.

A descoberta destacou como o derretimento do gelo antártico pode se autoalimentar sob o aquecimento global em curso.

Foco do Estudo

Compreender melhor os mecanismos envolvidos no derretimento do gelo da Antártica em períodos históricos de aquecimento global.

Por que é importante?

Estudo

Juntamente com a elevação relativa do nível do mar, esse ciclo de retroalimentação da água de degelo desencadeia maior instabilidade nas plataformas de gelo e intensifica a descarga dinâmica de gelo no interior, destacando um mecanismo relevante para as futuras mudanças na camada de gelo da Antártida

Pesquisadores participantes do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Instituto Nacional de Pesquisa Polar (NIPR) e da Universidade de Pós-Graduação em Estudos Avançados (SOKENDAI)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima