Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Cientistas lançaram novas luzes sobre a levedura Candida albicans, a causa mais comum de infecções fúngicas em todo o mundo.
Dois estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, revelaram como o patógeno fúngico se estrutura em nível celular e como forma camadas resistentes de biofilmes em dispositivos médicos, que são uma das principais fontes de infecções hospitalares.
No primeiro estudo, os pesquisadores utilizaram uma tecnologia avançada de imagem chamada ‘microscopia de depleção por emissão estimulada’ para revelar visões ultradetalhadas da espécie Candida albicans.
Eles descobriram que corantes normalmente usados para esse método avançado de imagem não funcionam bem para obter imagens de C. albicans, mas que uma coloração comum e de baixo custo é eficaz para estudar a estrutura de células vivas com mais detalhes do que um microscópio comum consegue capturar.
Isso permite o rastreamento preciso das alterações na atividade celular ao longo de várias horas. O método aprimorado pode ajudar os cientistas a entender melhor como a C. albicans causa doenças e a desenvolver tratamentos antifúngicos direcionados.
Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Open Biology.
O segundo estudo analisou como a C. albicans e a bactéria Staphylococcus aureus coinfectam e se unem para formar biofilmes em dispositivos médicos, como tubos de cateter ou implantes. Esses biofilmes dificultam o tratamento de infecções, e estimativas sugerem que cerca de 80% de todas as infecções bacterianas em humanos estão relacionadas à presença de biofilmes.
Os pesquisadores criaram um modelo usando silicone – o mesmo material usado em muitos dispositivos médicos – para estudar como esses microrganismos crescem e se comportam juntos. Eles descobriram que o formato das células da C. albicans afeta a formação do biofilme.
A pesquisa auxilia na compreensão de como esses biofilmes se instalam em dispositivos médicos – um dos principais causadores de infecções como infecções da corrente sanguínea, pneumonia e infecções do trato urinário em ambientes de saúde – e como evitá-las. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of Medical Microbiology.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Open Biology (em inglês).
Mais Informações
Acesse também o estudo publicado na revista Journal of Medical Microbiology (em inglês).
Acesse a notícia original completa publicada na página da Universidade de Strathclyde (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade Federal da Paraíba


