Leitura rápida

Viro3D: cientistas lançam banco de dados de proteínas de vírus humanos e animais com acesso gratuito
8 de outubro de 2025, 11:10

Fonte

Universidade de Glasgow

Publicação Original

Áreas

Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biológica, Genética, Genômica, Microbiologia, Proteômica, Virologia

Compartilhar

Resumo

Aproveitando o poder da Inteligência Artificial (IA), cientistas lançaram recentemente o Viro3D – o banco de dados mais abrangente do mundo sobre previsões da estrutura de proteínas de vírus humanos e animais.

Um banco de dados gratuito e pesquisável, alimentado por IA, o Viro3D oferece uma perspectiva completamente nova e aprofundada sobre os vírus, oferecendo aos usuários da plataforma mais conhecimentos sobre suas origens e evolução.

O conhecimento sobre as principais estruturas proteicas dos vírus só foi alcançado, até agora, por meio de pesquisas lentas e trabalhosas, um ritmo que impactou a capacidade humana de desenvolver tratamentos e vacinas com rapidez.

Agora, em um esforço para acelerar essa compreensão, uma equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Joe Grove, cientista do Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade de Glasgow, aproveitou o poder da IA ​​para criar um novo banco de dados com milhares de proteínas de vírus humanos e animais.

O Viro3D contém modelos estruturais de alta qualidade para 85.000 proteínas de 4.400 vírus humanos e animais – o maior banco de dados de modelos estruturais completos para vírus humanos e animais, expandindo o conhecimento atual nessa área em 30 vezes.

Os criadores do Viro3D esperam que o banco de dados inicie uma nova era na pesquisa de vírus humanos e animais e acelere o desenvolvimento de medicamentos antivirais e vacinas contra vírus endêmicos existentes, como hepatite, HIV, resfriado comum e COVID-19, bem como para ameaças pandêmicas novas e emergentes.

O banco de dados, detalhado recentemente na revista científica Molecular Systems Biology, já revelou algumas informações até então desconhecidas sobre a ancestralidade genética do SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.

Dados do Viro3D sugerem que uma proteína-chave do SARS-CoV-2, uma das responsáveis ​​pela infecção, pode ter se originado de uma troca genética com um herpesvírus ancestral, a família de vírus responsável por uma série de doenças, incluindo herpes labial e catapora.

A equipe de pesquisa afirmou que o Viro3D tem o potencial de gerar muito mais informações como esta – sobre a história evolutiva e as origens dos vírus – para milhares de proteínas diferentes, ajudando a turbinar a compreensão dos vírus humanos e animais e, por sua vez, nossa capacidade de combatê-los rapidamente.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Cientista do Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade de Glasgow

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima