Notícia com publicação científica
Engenharia de proteínas com novo modelo de Inteligência Artificial pode acelerar o desenvolvimento de medicamentos e terapias
Colaboração entre academia e indústria farmacêutica possibilitou o desenvolvimento da nova tecnologia

BQUB24-Ebahr via Wikimedia Commons

Estrutura tridimensional da proteína PKP1 (placofilina-1) gerada com o software Alphafold3

20 de junho de 2025, 12:18

Fonte

Sean Barton, Universidade de Sheffield

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Bioinformática, Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Ciência de Dados, Computação, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biológica, Farmacologia, Indústria Farmacêutica, Modelagem Matemática, Proteômica, Simulação Computacional

Compartilhar

Resumo

Pensando em resolver o problema do enovelamento inverso de proteínas – ou seja, determinar as sequências de aminoácidos que podem se enovelar  em uma estrutura proteica tridimensional desejada – cientistas desenvolveram um novo sistema de IA baseada em aprendizado de máquina que pode acelerar o projeto de proteínas-chave necessárias para o desenvolvimento de novas vacinas, terapias genéticas e outras modalidades terapêuticas.

Para obter melhores resultados no processo de enovelamento inverso de proteínas, os cientistas propuseram um modelo probabilístico de difusão discreta que gera iterativamente sequências de aminoácidos com ruído reduzido, condicionadas a uma determinada estrutura proteica.

Foco do Estudo

Desenvolver um novo sistema de inteligência artificial baseado em aprendizado de máquina para projetar novas proteínas com objetivos específicos.

Por que é importante?

Estudo

Este trabalho representa um avanço significativo no uso da IA ​​para projetar proteínas com as estruturas desejadas. Ao aprender a gerar sequências de aminoácidos com probabilidade de se dobrarem em estruturas 3D específicas, nosso método abre novas possibilidades para o desenvolvimento de novas proteínas terapêuticas, que podem ser utilizadas em diversas aplicações terapêuticas. É empolgante ver a IA nos ajudando a enfrentar um desafio tão fundamental na biologia.

Dr. Haiping Lu, professor de Aprendizado de Máquina na Universidade de Sheffield e autor sênior do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Cientista sênior de Aprendizado de Máquina da AstraZeneca
Professor de Aprendizado de Máquina na Universidade de Sheffield

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima