
Fonte
Universidade Macquarie
Publicação Original
Áreas
Resumo
Através de uma metanálise, pesquisadores verificaram a prevalência dos transtornos de ansiedade e depressão entre jovens com dor crônica.
Os achados da pesquisa sugerem que a ansiedade e a depressão são comorbidades clínicas e devem ser consideradas ao avaliar e tratar jovens com dor crônica.
Foco do Estudo
Estudo
Pesquisadores da Universidade Macquarie, na Austrália, em colaboração com pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh e da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, realizaram metanálises de 79 estudos que abrangeram quase 23.000 cianças e jovens com menos de 18 anos, incluindo mais de 12.000 com dor crônica.
No estudo foram incluídas condições em que a dor é o principal sintoma, como artrite idiopática juvenil e fibromialgia, doenças crônicas em que a dor é um sintoma secundário, como doença de Crohn e colite, e casos em que a dor não tem causa conhecida.
O estudo foi publicado na revista científica JAMA Paediatrics.
[A população jovem] é uma população vulnerável e, se não considerarmos o componente de saúde mental, é provável que também não alcancemos as melhorias clínicas que queremos ver
Resultados
Estudo sugere que um terço das crianças menores de 18 anos com dor crônica também atendem aos critérios para transtorno de ansiedade, enquanto uma em cada oito atende aos critérios para transtorno depressivo.
Jovens com dor crônica são três vezes mais propensos a terem ansiedade ou depressão do que jovens que não apresentam dor crônica.
Os pesquisadores sugerem que a ansiedade e a depressão devem ser consideradas ao avaliar e tratar jovens com dor crônica.
A Dra. Joanne Dudeney, psicóloga clínica e pesquisadora da Escola de Ciências Psicológicas da Universidade Macquarie, enfatizou a importância de médicos clínicos gerais, reumatologistas e profissionais que trabalham com dor estarem atentos a esta ligação, com o objetivo de estabelecer uma abordagem mais multidisciplinar que trate a dor, a ansiedade e a depressão juntas, se necessário.
Uma maneira simples de colocar [os resultados] em prática seria os profissionais da dor considerarem uma breve triagem para sintomas de ansiedade e depressão em pacientes jovens
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica JAMA Paediatrics (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia completa na página da Universidade Macquarie (em inglês).
Leia também:
Universidade Washington em St. Louis
Universidade de Glasgow