Publicação identificou 10 ameaças emergentes que podem desafiar os esforços de conservação da Antártica na próxima década.
Evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).
Laboratório interdisciplinar reúne conhecimentos e tecnologias das áreas de engenharia, meteorologia e meio ambiente, entre outras áreas.
Proposta do evento é promover uma reflexão crítica sobre o papel da ciência e da sociedade diante das crescentes transformações ambientais.
Em quinze capítulos, o e-book aborda temas como territórios pesqueiros e acordo no baixo amazonas: impactos e desafios na gestão de recursos naturais; a sustentabilidade em hidrossistemas; eficiência no tratamento de esgoto sanitário e reuso da água; alterações climáticas globais contemporâneas e o Pantanal, e a educação ambiental na Amazônia, entre outros temas.
Em dezoito capítulos o e-book aborda temas como histórico, relevância, desafios e oportunidades dos objetivos do desenvolvimento sustentável; vida terrestre: importância, impactos antrópicos e suas consequências; vida marinha: importância, impactos antrópicos e suas consequências; cidades e comunidades sustentáveis e combate e ação contra as mudanças climáticas no semiárido brasileiro, entre outros temas.