Nova abordagem permitiu aos pesquisadores gerar e avaliar compostos teóricos nunca antes vistos.

No futuro, nova estratégia tecnológica pode ajudar no combate à resistência aos antibióticos e na liberação direcionada de fármacos por robôs bacterianos.

Em quinze capítulos, o e-book aborda temas como prevenção ao acidente vascular encefálico; paralisia facial periférica infecciosa; apneia obstrutiva do sono; mapeamento de tecnologias brasileiras para a promoção do autocuidado de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 e resistência antimicrobiana e o futuro dos antibióticos; entre outros temas.

Pesquisadores usaram estratégia de ‘design guiado por estrutura’ para produzir múltiplos candidatos a antibióticos.

Usando microscopia crioeletrônica, pesquisadores conseguiram identificar um estado adicional da enzima urease em ação.

Novo estudo desafia o conceito predominante de que bactérias persistentes são a causa da ineficácia dos antibióticos.

Em sete capítulos o e-book aborda temas como agentes patogênicos associados ao consumo de pescado; patógenos bacterianos causadores de doenças veiculadas por alimentos; antibióticos – do surgimento ao problema na Saúde Única e métodos para detecção e caracterização de biofilmes, entre outros temas.

Nova tecnologia torna a liberação de peptídeos antibacterianos mais longa e estável.

Projeto internacional NATURE destacou o potencial das Soluções Baseadas na Natureza (NBS) como resposta aos desafios ambientais.

O uso inadequado de antimicrobianos pode desequilibrar o meio ambiente e causar desperdícios desnecessários que podem contaminar o solo, animais e cursos d’água.

Rolar para cima