
Sandor Mejias B via Shutterstock
Fonte
Jessica Stanley, Universidade de Adelaide
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em um estudo clínico randomizado com 200 pacientes com fibrilação atrial da Austrália, Estados Unidos e Canadá, metade dos participantes foi orientada a consumir pelo menos uma xícara de café ou dose de café expresso por dia, enquanto o outro grupo teve que se abster completamente de café e produtos com cafeína.
Após um acompanhamento por seis meses, os pesquisadores descobriram uma redução de 39% no risco de episódios recorrentes de fibrilação atrial no grupo que consumiu café, em comparação com aqueles que evitaram café e cafeína.
Foco do Estudo
Por que é importante?
A fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca e uma condição crônica associada à hipertensão, obesidade e outras doenças cardíacas, que afeta uma em cada três pessoas em algum momento da vida.
É uma condição que impede o coração de bombear o sangue adequadamente, aumentando o risco de coágulos sanguíneos e acidente vascular cerebral (AVC).
Estudo
Em uma pesquisa liderada pela Universidade de Adelaide, na Austrália, e pela Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF), nos EUA, cientistas descobriram que o café pode ser um surpreendente aliado para a saúde do coração.
Os pesquisadores realizaram um estudo clínico randomizado com 200 pacientes da Austrália, Estados Unidos e Canadá com fibrilação atrial. Metade dos participantes foi orientada a consumir pelo menos uma xícara de café ou dose de café expresso por dia, enquanto o outro grupo teve que se abster completamente de café e produtos com cafeína.
Os pacientes foram monitorados regularmente durante seis meses, e quaisquer episódios de fibrilação atrial foram verificados por médicos por meio de eletrocardiogramas e recursos similares.
Trata-se do primeiro estudo clínico randomizado a analisar a relação entre café e fibrilação atrial.
O estudo foi publicado na revista científica The Journal of the American Medical Association.
Os resultados foram surpreendentes. Contrariando a crença popular, descobrimos que os consumidores de café apresentaram uma redução significativa na fibrilação atrial em comparação com aqueles que evitaram café e cafeína
Resultados
“[Os resultados] contrariam a crença comum entre médicos e pacientes de que o café piora distúrbios do ritmo cardíaco, como a fibrilação atrial. Os médicos sempre recomendaram que pacientes com fibrilação atrial problemática minimizassem o consumo de café, mas este estudo sugere que o café não só é seguro, como provavelmente tem efeito protetor”, disse o Dr. Christopher Wong, professor da Universidade de Adelaide e do Royal Adelaide Hospital e primeiro autor do estudo.
Os pesquisadores descobriram uma redução de 39% no risco de episódios recorrentes de fibrilação atrial no grupo que consumiu café, em comparação com aqueles que evitaram café e cafeína. Eles acreditam que várias explicações são possíveis para esse resultado positivo.
“O café aumenta a atividade física que, se sabe, reduz a fibrilação atrial. A cafeína também é um diurético, o que pode potencialmente reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminuir o risco de fibrilação. Vários outros componentes do café também têm propriedades anti-inflamatórias que podem ter efeitos positivos”, disse o Dr. Gregory Marcus, professor da Divisão de Cardiologia da UCSF e autor sênior do estudo.
“O número de pessoas com fibrilação atrial está aumentando e o risco de desenvolver a doença cresce com a idade. Consequentemente, há muito interesse em maneiras de reduzir seu impacto. Nosso estudo oferece mais clareza sobre o efeito do café com cafeína em pacientes com fibrilação atrial e deve alterar as orientações médicas que damos a esses pacientes”, concluiu o professor Gregory Marcus.
Com base nesses resultados, pacientes com fibrilação atrial que consomem café podem continuar a apreciá-lo com segurança. Além disso, pode valer a pena investigar se pacientes com fibrilação atrial que não consomem café deveriam considerar começar a consumi-lo
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica The Journal of the American Medical Association (JAMA) (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Adelaide (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade de Alberta
Universidade Northwestern







