
Fonte
Jakob Binderup Christensen, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Aarhus
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Alguns pacientes com doença inflamatória intestinal apresentam uma condição de fadiga crônica de origem não explicada, o que pode afetar de maneira importante a qualidade de vida.
Em novo estudo clínico, pesquisadores identificaram uma bactéria intestinal que teria um papel fundamental na mediação do tratamento destes pacientes com Vitamina B1.
Foco do Estudo
Estudo
Pesquisadores do Hospital Universitário de Aarhus, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Aarhus e da Universidade Técnica da Dinamarca, todas instituições dinamarquesas, desenvolveram um estudo que consistiu de análises exploratórias de material biológico a partir de um estudo clínico randomizado.
O estudo clínico envolveu 40 pacientes com doença inflamatória intestinal, com manifestação de fadiga crônica. Cada paciente recebeu vitamina B1 e um placebo em dois períodos de quatro semanas.
Simultaneamente, os pesquisadores examinaram as bactérias intestinais dos pacientes para ver se havia alguma correlação entre bactérias específicas e o desfecho do tratamento.
O estudo foi publicado na revista científica Gastro Hep Advances.
Sabemos que cerca de metade dos pacientes fatigados se beneficiam do tratamento com vitamina B1, mas não conseguimos encontrar nada que diferencie aqueles que tiveram um efeito daqueles que não tiveram. Agora sabemos que é especialmente a bactéria Faecalibacterium prausnitzii (FP) que é a chave
Resultados
Os pesquisadores identificaram que a eficácia do tratamento com Vitamina B1 em pacientes com condições de inflamação intestinal depende de bactérias intestinais.
O estudo clínico mostrou que uma bactéria específica – a Faecalibacterium prausnitzii (FP) – assume um papel importante nesse processo de melhora das condições de saúde.
De acordo com as observações, os pesquisadores ainda não puderam identificar o mecanismo através do qual a bactéria impacta o tratamento dos pacientes.
O tratamento administrado provou ser completamente livre de efeitos colaterais.
Recomendamos tratamento com altas doses de vitamina B1 para todos os nossos pacientes [com doença inflamatória intestinal] onde não encontramos nenhuma explicação óbvia para a fadiga crônica. Sabemos que funciona apenas em metade dos casos, mas ainda é uma boa chance, e um mês de tratamento é barato
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Gastro Hep Advances (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia completa na página da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Aarhus (em inglês).
Notícias relacionadas

Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade de Zurique