Notícia com publicação científica
Vacinação contra vírus sincicial respiratório durante a gravidez reduz risco de hospitalização infantil em até 80%
Vacinação durante a gravidez pode reduzir infecções que podem se tornar graves em bebês

Sukjai Photo via Shutterstock

3 de dezembro de 2025, 20:02

Fonte

Ali Howard, Universidade de Glasgow

Publicação Original

Áreas

Biomedicina, Biotecnologia, Epidemiologia, Farmacologia, Imunologia, Indústria Farmacêutica, Medicina, Microbiologia, Neonatologia, Pediatria, Pneumologia, Vacinas, Virologia

Compartilhar

Resumo

Um estudo – nacional, de caso-controle, baseado na população e análise de coorte – ressaltou o impacto positivo que a nova vacina contra o VSR está tendo na saúde infantil em toda a Escócia.

A pesquisa considerou o programa de vacinação materna com a vacina bivalente RSV prefusion F (RSVpreF), oferecida a partir da 28ª semana de gestação – a partir de agosto de 2024.

Em 2024-2025, a equipe de pesquisa descobriu que os filhos de mães vacinadas apresentaram uma probabilidade cerca de 80% menor de internações hospitalares relacionadas ao VSR nos primeiros três meses de vida, em comparação com mães não vacinadas.

Foco do Estudo

Analisar resultados de vacinação contra o vírus sincicial respiratório em mulheres grávidas disponível na Escócia desde agosto de 2024.

Por que é importante?

Estudo

Como pediatras, estamos otimistas de que, com a vacinação de mais gestantes, veremos menos bebês muito doentes e famílias angustiadas. Se você está grávida, pode tomar a vacina contra o VSR a partir da 28ª semana de gestação. Eu a encorajo a se vacinar e proteger seu bebê dessa doença angustiante e potencialmente muito grave

Dra. Louisa Pollock, professora do Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade de Glasgow e coautora do estudo

Resultados

Este estudo demonstra que a vacinação materna pode reduzir o risco de internações hospitalares relacionadas ao VSR em cerca de 80% nos primeiros 3 meses de vida. Desde o início do programa de vacinação, em agosto de 2024, pouco mais da metade de todas as gestantes elegíveis se vacinaram. Esperamos que esses resultados incentivem mais mulheres a se vacinarem, não apenas para proteger seus bebês, mas também para reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde durante os meses de inverno

Dra. Antonia Ho, professora de Doenças Infecciosas no Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade de Glasgow

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade de Glasgow e coautora do estudo
Professora de Doenças Infecciosas no Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade de Glasgow

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima