
Dr. Hiromichi Ohta
Representação artística de um interruptor térmico
Fonte
Sher Baz, Universidade Hokkaido
Publicação Original
Áreas
Resumo
Aplicáveis em sistemas onde o fluxo de calor é importante, os interruptores térmicos podem ser usados em condições onde existe calor residual, sistemas de energia renovável ou mesmo displays térmicos.
No Japão, pesquisadores deram um grande passo no sentido de melhorar a eficiência e a usabilidade destes interruptores, reduzindo seu custo e a pegada ecológica: usaram filmes finos de óxido de cério para aumentar a razão (liga-desliga) e a largura de comutação dos dispositivos.
Foco do Estudo
Por que é importante?
Interruptores térmicos, que podem controlar processos de transferência de calor, são essenciais para o avanço de sistemas sofisticados de gerenciamento térmico.
A tecnologia pode ser aplicada, por exemplo, em equipamentos ou dispositivos em que displays térmicos permitem a visualização de contraste de calor usando câmeras infravermelhas: a transmissão de luz de fundo (energia infravermelha do calor residual) pode ser controlada por interruptores térmicos.
Além disso, interruptores térmicos com boa eficiência também podem ser utilizados em setores de eletrônica, energia e recuperação de calor residual.
Estudo
Pesquisadores da Universidade Hokkaido e da Universidade de Tóquio, no Japão, liderados pelo Dr. Hiromichi Ohta, professor do Instituto de Pesquisa para Ciência Eletrônica da Universidade Hokkaido, usaram uma nova abordagem de uso de filmes finos de óxido de cério (CeO2) como material ativo em interruptores térmicos, uma alternativa altamente eficiente e sustentável. As descobertas foram publicadas na revista Science Advances.
Os pesquisadores desenvolveram interruptores térmicos de estado sólido de alto desempenho com alta razão (liga/desliga) e grande largura de comutação, a partir da redução/oxidação eletroquímica do óxido de cério.
Ao contrário de interruptores térmicos convencionais, que dependem de materiais escassos e caros, um diferencial da nova tecnologia é a utilização de óxido de cério, uma substância abundante e reconhecida por sua viabilidade econômica e sustentabilidade ecológica.
Os interruptores térmicos eletroquímicos de estado sólido baseados em CeO2 seriam dispositivos potenciais para obturadores térmicos e displays térmicos
Resultados
A equipe de pesquisa mostrou que o desempenho do interruptor térmico baseado em óxido de cério tem um desempenho superior às tecnologias disponíveis.
“As métricas de desempenho permanecem consistentes após 100 ciclos de redução e oxidação, demonstrando durabilidade e confiabilidade notáveis para uso prolongado em aplicações práticas”, destacou o professor Hiromichi Ohta.
O desenvolvimento de interruptores térmicos baseados em óxido de cério representa um avanço significativo na tecnologia de gerenciamento térmico, oferecendo amplas aplicações em setores como resfriamento eletrônico, visualização de imagens térmicas e sistemas de energia renovável.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Science Advances (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Hokkaido (em inglês).
Leia também:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST)