Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O Dr. Yinglong Chen, professor da Escola de Agricultura e Meio Ambiente e do Instituto de Agricultura da Universidade da Austrália Ocidental (UWA), na Austrália, colaborou com pesquisadores da Universidade Agrícola Anhui e da Universidade Northwest A&F, ambas na China, em uma pesquisa sobre como aumentar a concentração de zinco no trigo para suprir uma deficiência alimentar na população global. Os resultados foram publicados na revista científica Nature Communications.
“A deficiência de zinco afeta quase 17% da população global, prejudicando o crescimento, a imunidade e a resistência a infecções”, disse o Dr. Chen.
“O trigo é um alimento importante para muitas pessoas, mas naturalmente tem baixo teor de zinco, então queríamos explorar maneiras de aumentar a concentração [de zinco no trigo]”, continuou o pesquisador.
Ao contrário da adição de zinco ao solo isoladamente, que teve apenas uma influência limitada, a pulverização de zinco nas folhas de trigo proporcionou um aumento significativo nos níveis de zinco do grão. Mas as duas ações simultâneas – adicionar zinco ao solo e também pulverizado nas folhas – apresentaram o melhor resultado, aumentando o zinco no grão em mais de 60%.
A pulverização de zinco durante os estágios finais do desenvolvimento, como a floração e a conclusão do crescimento e desenvolvimento da planta, mostrou-se mais eficiente para maximizar a absorção de zinco.
“Este estudo oferece aos agricultores conselhos práticos sobre a quantidade de zinco a ser utilizada, com base no solo e no trigo”, destacou o professor Chen.
“Ao aplicar o zinco de forma mais estratégica, especialmente por meio de métodos foliares e abordagens combinadas, os agricultores podem melhorar significativamente a qualidade nutricional do trigo. Esta estratégia baseada em evidências oferece uma solução prática e escalável para mitigar a deficiência de zinco globalmente”, concluiu o pesquisador.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Communications (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade da Austrália Ocidental.
Notícias relacionadas

Escola Politécnica Federal de Lausanne