Sistema de software livre fortalece agricultura familiar
Novas ferramentas digitais desenvolvidas na UFRJ fortalecem logística, produção e autonomia de agricultores familiares

Quality Stock Arts via Shutterstock

9 de dezembro de 2025, 14:41

Fonte

Ana Clara Ferreira e Vanessa Almeida, Conexão UFRJ

Publicação Original

Áreas

Agricultura, Agroecologia, Alimentação Coletiva, Ciência de Dados, Computação, Qualidade dos Alimentos, Simulação Computacional, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Um projeto de extensão de pesquisadores da UFRJ – chamado Tecnologias da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais (TIC-DeMoS) – inclui vários softwares com foco em ajudar a gestão de agricultores familiares por todo o Brasil.

Como software livre, os recursos facilitam o acesso das pessoas a tecnologias de gestão que permitem melhorar produção, comercialização, compras institucionais e até lojas virtuais na internet.

Como tecnologias acessíveis, os programas gerados dentro do projeto TIC-DeMoS visam melhorar as condições sociais dos agricultores familiares, dando mais robustez aos negócios e evitando perdas e desperdícios.

Nossa ferramenta garante que o agricultor só colha o que de fato já está vendido. Isso evita desperdício e trabalho dobrado

Dr. Celso Alexandre Alvear, professor do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) da UFRJ e coordenador do projeto

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ)
Estudante de Engenharia Eletrônica e Computação da UFRJ

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima