Notícia com publicação científica
Sistema com estimulação elétrica e exoesqueleto auxilia reabilitação pós-AVC
Sistema com algoritmo de aprendizagem rápida de intenções de movimento acelera reabilitação de pacientes pós-AVC

Reprodução, TUM

Paciente com sistema de estimulação elétrica funcional

14 de março de 2025, 11:29

Fonte

Andreas Schmitz, Centro de Comunicação Corporativa da Universidade Técnica de Munique

Publicação Original

Áreas

Bioeletrônica, Bioengenharia, Biomecânica, Dispositivos Vestíveis, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Neurociências, Neurologia, Reabilitação, Simulação Computacional, Sistemas de Controle

Compartilhar

Resumo

Usando estimulação elétrica funcional em conjunto com um exoesqueleto e algoritmos de controle que recebem sinais de eletromiografia de superfície, pesquisadores conseguiram implementar um sistema que auxilia a reabilitação de pacientes após sofrerem um acidente vascular cerebral.

O sistema, que inclui modelo de aprendizagem rápida para intenções de movimento em conjunto com jogo de computador para estimulação de movimentação do membro superior, pode reconhecer a intenção do usuário e definir a estimulação elétrica necessária para a realização do movimento.

Foco do Estudo

Auxiliar a movimentação de membro superior afetado por AVC através de um sistema composto por exoesqueleto e estimulação elétrica funcional definida por algoritmos de controle.

Por que é importante?

Estudo

Um sistema modular com estimulação elétrica e exoesqueleto nunca existiu. [E o novo sistema] permite que os pacientes que sofreram AVC continuem a treinar em casa sem o apoio de terceiros

Dra. Carmen Krewer, líder do grupo de pesquisa da Clínica Schoen em Bad Aibling

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Sistemas de Controle na Universidade Técnica de Munique
Pesquisadora da Clínica Schoen em Bad Aibling

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima