Notícia com publicação científica
Novo dispositivo bioeletrônico implantável traz esperança para pessoas que sofrem com lesão na medula espinhal
Dispositivo implantável aplica corrente elétrica controlada no local da lesão

Divulgação, Universidade de Auckland

Dispositivo bioeletrônico desenvolvido

1 de julho de 2025, 08:51

Fonte

Jodi Yeats, Universidade de Auckland

Publicação Original

Áreas

Bioeletrônica, Bioengenharia, Biofísica, Biomateriais, Engenharia Biomédica, Fisiatria, Neurologia, Ortopedia, Reabilitação, Sistemas de Controle

Compartilhar

Resumo

Em uma parceria entre pesquisadores da Nova Zelândia e da Suécia, foi desenvolvido um novo dispositivo bioeletrônico implantável ultrafino que permite a liberação controlada de impulsos elétricos em local lesionado na medula espinhal.

Em testes em animais, a liberação da corrente elétrica controlada no local da lesão em tratamentos diários foi capaz de restaurar movimentos e a sensibilidade, sem causar inflamação ou outros danos à medula espinhal.

Agora, os pesquisadores continuam estudando as ‘doses’ mais adequadas para otimizar o tratamento, através de possíveis variações de intensidade, frequência e duração da aplicação do campo elétrico.

Foco do Estudo

Desenvolver um dispositivo que possa atuar de maneira controlada fornecendo corrente elétrica reparadora em local de lesão na medula espinhal.

Por que é importante?

Estudo

Este estudo oferece uma prova de conceito empolgante, mostrando que o tratamento com campo elétrico pode auxiliar na recuperação após lesão na medula espinhal

Lukas Matter, doutorando na Universidade de Tecnologia Chalmers

Resultados

Em longo prazo, o objetivo é transformar essa tecnologia em um dispositivo médico que possa beneficiar pessoas que convivem com essas lesões na medula espinhal

Dra. Maria Asplund, professora da Universidade de Tecnologia Chalmers

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador da Escola de Farmácia de Universidade de Auckland
Professor da Escola de Farmácia de Universidade de Auckland
Doutorando na Universidade de Tecnologia Chalmers
Professora de Materiais Eletrônicos e Sistemas da Universidade de Tecnologia Chalmers

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima