Notícia com publicação científica
Saúde mental em crianças: cabelo pode oferecer pistas
Estresse em longo prazo pode sinalizar riscos à saúde mental em crianças com doenças físicas crônicas e orientar intervenção precoce
Divulgação, Universidade de Waterloo
17 de setembro de 2025, 10:53

Fonte

Universidade de Waterloo

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Biomedicina, Bioquímica, Psicologia, Saúde Mental, Saúde da Criança

Compartilhar

Resumo

No Canadá, pesquisadores estão trabalhando para identificar sinais precoces de alterações na saúde mental de crianças com doença física crônica a partir da análises de biomarcadores de fácil acesso – como o cortisol presente nos fios de cabelo – para acessar estados de estresse prolongado.

Para isso, foi realizado um estudo prospectivo a partir da evolução de 244 crianças com idades entre 2 e 16 anos com algum tipo de doença física crônica, que foram acompanhadas por um período de 4 anos.

Os resultados indicaram que mais de dois terços das crianças participantes do estudo apresentavam níveis persistentemente altos de cortisol, estando mais propensas a apresentar sintomas de depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental.

O uso do cortisol como biomarcador – com acesso não invasivo e fácil de coletar – pode ser um sinal de alerta precoce que pode ajudar a identificar crianças que podem estar em maior risco de problemas com a saúde mental.

Foco do Estudo

Avaliar biomarcadores que possam indicar precocemente estresse e potenciais problemas de saúde mental em crianças.

Por que é importante?

Estudo

Nossas descobertas sugerem que o estresse cronicamente alto, medido por meio de amostras de cabelo, pode ajudar a identificar crianças com doença física crônica com maior risco de desenvolver problemas de saúde mental. Isso abre caminho para um apoio mais precoce e direcionado

Emma Littler, doutoranda em Ciências da Saúde Pública na Universidade de Waterloo e autora principal do estudo

Resultados

O cortisol capilar oferece um biomarcador não invasivo e fácil de coletar que poderá um dia ser usado para rastrear crianças e monitorar se tratamentos ou programas de apoio estão ajudando a reduzir o estresse

Dr. Mark Ferro, professor da Escola de Ciências da Saúde Pública da Universidade de Waterloo e coautor do estudo

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Doutoranda em Ciências da Saúde Pública na Universidade de Waterloo
Professor da Escola de Ciências da Saúde Pública da Universidade de Waterloo

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima