Resíduos da cafeicultura podem ser usados como ingredientes alimentares saudáveis e sustentáveis
Grupo de Pesquisa da UFF estuda subprodutos do café
wirestock via Freepik
3 de outubro de 2024, 14:12

Fonte

Gabriel Guimarães, UFF

Publicação Original

Áreas

Agricultura, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Gestão de Resíduos, Microbiologia, Nutrição Funcional, Qualidade dos Alimentos, Sustentabilidade, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Estudo realizado por pesquisadoras da Universidade Federal Fluminense demonstrou a segurança e a importância de reaproveitar resíduos da cafeicultura – principalmente a casca e a polpa do café – em ingredientes de alto valor nutricional.

Além das propriedades intrínsecas que valorizam a aplicação alimentícia, a pesquisa destaca ainda a importância ambiental de valorizar o destino dos resíduos da cafeicultura.

Os inúmeros efeitos positivos do desenvolvimento de alimentos reaproveitados também são destacados pelo possível cumprimento de 7 dos 17 ODS estipulados pela ONU, sendo eles erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, vida terrestre e como contribuição para economia circular

Dra. Thais Matsue Uekane, professora da Faculdade de Farmácia da UFF

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Nutricionista e mestre em Desenvolvimento de Produtos para Saúde
Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense

Instituições Citadas

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima