
Divulgação, Universidade Edith Cowan
Durante a experiência, idosos aprovaram o uso da tecnologia
Fonte
Universidade Edith Cowan
Publicação Original
Áreas
Resumo
Quando uma pessoa idosa acaba ficando confinada ao espaço doméstico, seja em casa ou em uma casa de repouso, muitas vezes o tédio afeta negativamente sua saúde mental.
Usando a tecnologia de Realidade Virtual, pesquisadores na Austrália, em um trabalho conjunto com um especialista em artes, desenvolveram conteúdos visuais específicos que ativariam memórias antigas em idosos em uma casa de repouso.
A experiência se mostrou bastante exitosa, mas o tamanho dos dispositivos pode ser problemático para alguns idosos.
Avanços tecnológicos como a realidade virtual (RV) podem oferecer a moradores de casas de repouso uma alternativa viável aos passeios ao ar livre, proporcionando uma atividade de lazer para aqueles com problemas de mobilidade ou durante os períodos em que os idosos não conseguem sair dos cuidados em casa.
A Universidade Edith Cowan, na Austrália, fez uma parceria com o artista Christopher Young para desenvolver conteúdo visual em áreas onde os moradores de uma casa de repouso cresceram e viveram, incorporando atividades favoritas e interesses musicais.
Músicos e artistas locais foram contratados para desenvolver um conjunto de experiências de RV imersivas apresentando esses lugares familiares, que foram então apresentados aos moradores das instalações de cuidados para idosos.
“Durante a experiência com a Realidade Virtual, os moradores foram bastante expressivos em sua aprovação. Eles sentiram que estavam realmente naquele local e que podiam interagir com o que estavam vendo. Foi maravilhoso ver como a tecnologia capturou suas imaginações e o quanto eles gostaram da experiência”, disse a Dra. Davina Porock, professora de Enfermagem da Universidade Edith Cowan.
O artista disse que o conteúdo personalizado permitiu aos participantes a oportunidade de se reconectar com suas histórias pessoais de maneiras significativas, ao mesmo tempo em que oferecia aos participantes a novidade de usar novas tecnologias.
Por causa da idade, fragilidade ou deficiência, alguns idosos ficam basicamente presos em casa. A Realidade Virtual oferece uma opção viável para enriquecer a qualidade de vida de idosos em cuidados residenciais, reduzindo o tédio e melhorando seu humor
Realidade Virtual oferece escapismo e energia renovada
A professora Davina Porock disse que o uso de conteúdo local na simulação de RV tinha o potencial de estimular memórias e gerar novas conversas com as outras pessoas, oferecendo uma atividade de lazer alternativa.
“A vida em cuidados residenciais pode ser bem chata. Com a equipe do jeito que está, e com as famílias tendo dificuldade para visitar às vezes, não há muito estímulo para os residentes, mesmo nos melhores lugares. A RV oferece um pouco de escapismo que é diferente de assistir televisão, e que pode até estimular mais visitas de netos se eles soubessem que a avó tem acesso à RV”, destacou a Dra. Davina Porock.
“E isso novamente estimula mais engajamento entre as gerações, pois os idosos seriam capazes de compartilhar suas histórias dos lugares locais mostrados na simulação”, acrescentou a professora.
Embora a Realidade Virtual em geral seja considerada uma atividade de lazer viável e aceitável, a professora Porock observou que o uso futuro poderia considerar diferentes modos de entrega de vídeo, pois o tamanho dos dispositivos pode ser problemático para usuários mais velhos.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Edith Cowan (em inglês).
Leia também:
Universidade de Coimbra
Universidade do Porto