Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A Dra. Thais Azevedo Enoki, professora e jovem pesquisadora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), investiga como a assimetria das membranas celulares determina propriedades essenciais para o funcionamento e a sobrevivência das células.
Com o projeto, a pesquisadora ganhou o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência, na categoria Ciências Físicas.
Thais é mestra e doutora em Física pela USP e cultiva o interesse pela ciência desde a infância. Segundo a pesquisadora, o prêmio representa uma oportunidade de reconhecimento e divulgação do trabalho científico. “Essa divulgação pode vir a agregar uma rede de colaboração, em que pesquisadores de áreas correlatas estejam mais abertos a unir forças e colaborar de maneira enriquecedora”, afirmou.
Como mulher em uma área majoritariamente composta de homens, Thais destaca que a sub-representatividade feminina, tanto em número quanto em cargos de destaque, ainda é um fator intimidador. Por isso, seu maior desafio é ter uma voz ativa e ser ouvida em sua área de atuação. Apesar das dificuldades, ela ressalta a importância de se posicionar: “Na medida do possível, eu gostaria de advogar em prol da minimização de qualquer tipo de preconceito contra as mulheres dentro da minha área”.
O Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência é um programa do Grupo L’Oréal em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Unesco, agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura. Desde 2006, a iniciativa já premiou mais de 140 projetos desenvolvidos por pesquisadoras em instituições nacionais.
Em longo prazo, a pesquisa da Dra. Thais Enoki poderá preencher lacunas importantes no campo da biologia celular, com impactos no desenvolvimento e no design de fármacos mais eficazes, no estudo da interação vírus-célula, nos mecanismos de ação de anestésicos e na compreensão de condições associadas à disfunção de lipídios.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Jornal da USP.


