Pesquisadoras realizam primeiro estudo clínico de medicamento de imunoterapia para tratar diabetes tipo 1
Medicamento poderá revolucionar o tratamento do diabetes tipo 1, que exige a administração de insulina exógena
Divulgação, Universidade de Queensland
5 de maio de 2025, 16:06

Fonte

Universidade de Queensland

Publicação Original

Áreas

Assuntos Regulatórios, Biomedicina, Desenvolvimento de Fármacos, Endocrinologia, Entrega de Medicamentos, Epidemiologia, Estudo Clínico, Hematologia, Imunoterapia, Indústria Farmacêutica, Medicina, Metabolismo, Patologia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Na Austrália, pesquisadoras estão iniciando estudo clínico para mostrar a eficácia e a segurança de um novo medicamento de imunoterapia para tratar o diabetes tipo 1.

Com o medicamento, as pesquisadoras esperam que as doses necessárias de insulina administradas sejam significativamente reduzidas, de modo a melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença, que já se manifesta, na maioria das vezes, na infância.

Em pessoas com diabetes tipo 1, o sistema imunológico começa a reconhecer as células pancreáticas como algo que precisa atacar, e, no momento, o único tratamento disponível é a reposição de insulina. Então, adotamos uma nova abordagem e desenvolvemos o ASITI-201 usando uma proteína do pâncreas, juntamente com vitamina D, para suavizar a resposta imunológica. Este tratamento potencial utiliza a capacidade de cura do sistema imunológico e tem sido bem-sucedido no controle da doença em camundongos

Dra. Ranjeny Thomas, professora da Universidade de Queensland

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Reumatologia da Universidade de Queensland
Pesquisadora da Universidade de Queensland

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima