Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Uma equipe interdisciplinar de cientistas da Universidade de Milão, na Itália; da Universidade Charles e da Universidade de Química e Tecnologia de Praga, na República Tcheca, e do Instituto de Ciência de Tóquio, no Japão, conduziu novas pesquisas sobre o protoribossomo, o ‘ancestral’ do ribossomo atual. Os resultados foram publicados na revista científica Nucleic Acids Research.
“As células contêm ribossomos, as máquinas moleculares que produzem proteínas. Devido à sua onipresença e alta conservação em todas as formas de vida na Terra, são considerados pelos biólogos evolucionistas como a melhor conexão com o nosso passado biológico” explicou o Dr. Giuliano Zanchetta, professor de Física Aplicada na Universidade de Milão e um dos principais autores do estudo.
O protoribossomo, uma espécie de ‘fóssil molecular’, circunda o chamado centro peptidil transferase (PTC), responsável pela formação da ligação peptídica, processo essencial na síntese proteica. Estudos anteriores mostraram que o RNA sozinho poderia desempenhar a função do PTC.
No entanto, na estrutura ribossômica, as ‘caudas’ de várias proteínas ribossômicas (rPeptídeos) são encontradas nas proximidades do PTC e são consideradas resíduos de espécies peptídicas mais antigas que provavelmente interagiram com o protoribossomo antes do ribossomo evoluir para o complexo RNA-proteínas como se conhece hoje. O papel destes rPeptídeos não tinha sido estudado até agora.
Através do estudo de duas fases evolutivas distintas do RNA protoribossômico, os pesquisadores revelaram que os rPeptideos tiveram uma função fundamental na estabilidade do protoribossomo, protegendo o RNA da degradação e permitindo o seu desenvolvimento.
“Nossas descobertas destacam que os peptídeos desempenham um papel vital na condução da condensação e na estabilização do protoribossomo. Isto esclarece como os processos fundamentais da vida podem ter sido protegidos e compartimentados num mundo pré-biótico”, concluiu a Dra. Klára Hlouchová, professora da Faculdade de Ciências da Universidade Charles em Praga, uma das principais pesquisadoras do estudo.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nucleic Acids Research (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Milão (em italiano).
Leia também:

Escola Politécnica Federal de Lausanne

Universidade Queen Mary de Londres