Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como principal objetivo analisar e reduzir a pegada de carbono gerada pela termelétrica da Pampa Sul, localizada no município de Candiota/RS.
Segundo o Dr. Marcos Alberto Oss Vaghetti, professor do Departamento de Estruturas e Construção Civil do Centro de Tecnologia da UFSM e coordenador do projeto, o estudo pretende substituir parcialmente o cimento Portland – responsável por altas emissões de CO₂ devido ao processo de fabricação – por cinza volante, testando proporções de 10% a 50% para avaliar a viabilidade técnica e o desempenho dos concretos. “O objetivo é equilibrar desempenho técnico e sustentabilidade ambiental, reduzindo significativamente a emissão de carbono”, explicou o pesquisador.
O coordenador destacou ainda o impacto da pesquisa para a sociedade: “O mais relevante é a redução da pegada de carbono, contribuindo para processos mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis”.
O projeto também colabora com o desenvolvimento de materiais alternativos para a construção civil, permitindo a criação de concretos mais sustentáveis e o aprimoramento de técnicas construtivas.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal de Santa Maria.

