Leitura rápida

No Paraná, pesquisadores desenvolvem sérum facial inédito com proteína do bicho da seda
29 de agosto de 2025, 09:27

Fonte

UTFPR

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biotecnologia, Cosmética, Indústria Farmacêutica, Produtos Naturais, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Liderados pela Dra. Audrey Lonni, professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisadores do Laboratório de Inovação e de Tecnologia Cosmecêutica da UEL e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desenvolveram um sérum facial inédito no mercado a partir de uma proteína extraída do casulo do bicho-da-seda.

Na UTFPR, o Dr. Luís Fernando Cabeça, professor do departamento de Química do Campus Londrina da UTFPR, realizou a extração da proteína fibroína.

Segundo o professor, a primeira etapa do processo consiste na remoção da sericina, utilizando solução de carbonato de sódio. Os casulos cortados são imersos nessa solução e aquecidos a 100 °C, etapa em que a sericina e outras proteínas solúveis em meio alcalino quente são eliminadas. Em seguida, as fibras são retiradas da solução, lavadas com água ultrapura em temperatura ambiente e, por fim, mantidas em estufa a 50 °C por 24 horas.

Após a secagem, as fibras são solubilizadas em uma solução ternária salina composta por cloreto de cálcio, água ultrapura e etanol. “As fibras são imersas nessa solução e mantidas a 80 °C por duas horas. Ao final do processo, o material adquiriu aspecto totalmente líquido, levemente viscoso e com coloração amarelada”, explicou o professor.

Para obter a fibroína pura e livre de sais, a solução é submetida a um processo de diálise. De acordo com os pesquisadores, a etapa completa de extração e purificação leva cerca de quatro dias.

Com a extração da fibroína, foi possível o desenvolvimento do sérum hidratante inédito. A novidade é justamente o modelo de extração da fibroína que, aliado ao desenvolvimento do sérum, caracteriza uma inovação na indústria de cosméticos.

Após o depósito do pedido de patente, os pesquisadores devem lançar o produto no mercado em breve.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Professor do departamento de Química do Campus Londrina da UTFPR

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima