Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Liderados pela Dra. Audrey Lonni, professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisadores do Laboratório de Inovação e de Tecnologia Cosmecêutica da UEL e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desenvolveram um sérum facial inédito no mercado a partir de uma proteína extraída do casulo do bicho-da-seda.
Na UTFPR, o Dr. Luís Fernando Cabeça, professor do departamento de Química do Campus Londrina da UTFPR, realizou a extração da proteína fibroína.
Segundo o professor, a primeira etapa do processo consiste na remoção da sericina, utilizando solução de carbonato de sódio. Os casulos cortados são imersos nessa solução e aquecidos a 100 °C, etapa em que a sericina e outras proteínas solúveis em meio alcalino quente são eliminadas. Em seguida, as fibras são retiradas da solução, lavadas com água ultrapura em temperatura ambiente e, por fim, mantidas em estufa a 50 °C por 24 horas.
Após a secagem, as fibras são solubilizadas em uma solução ternária salina composta por cloreto de cálcio, água ultrapura e etanol. “As fibras são imersas nessa solução e mantidas a 80 °C por duas horas. Ao final do processo, o material adquiriu aspecto totalmente líquido, levemente viscoso e com coloração amarelada”, explicou o professor.
Para obter a fibroína pura e livre de sais, a solução é submetida a um processo de diálise. De acordo com os pesquisadores, a etapa completa de extração e purificação leva cerca de quatro dias.
Com a extração da fibroína, foi possível o desenvolvimento do sérum hidratante inédito. A novidade é justamente o modelo de extração da fibroína que, aliado ao desenvolvimento do sérum, caracteriza uma inovação na indústria de cosméticos.
Após o depósito do pedido de patente, os pesquisadores devem lançar o produto no mercado em breve.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.